quinta-feira, 25 de março de 2010

Anápolis Futebol Clube


Nome: Anápolis Futebol Clube
Alcunhas: Tricolor da Manchester, Galo da Comarca
Fundação: 1 de maio de 1946
Estádio: Jonas Duarte
Capacidade: 18.000
Presidente: Renato Rezende

O Anápolis Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Anápolis em Goiás.

Torcida organizada

O Anápolis Futebol Clube tem uma torcida fanática, a torcida independente tricolor a temida (TIT) Ela é conhecida por apoiar o time onde ele estiver. Como seu escudo é um galo de briga, a torcida organizada veste de trajes específicos da torcida.

História

O Anápolis foi fundado no dia 1º de maio de 1946, por um grupo de carroceiros. Inicialmente, adotou o nome de Operário Futebol Clube. A idéia era de criação de um time do "povão", para competir com outro já existente, a Anapolina, que era considerado o time da "elite".

O time foi crescendo ano após ano e, em 1947, conquistou o seu primeiro título estadual, quebrando um tabu. Pela primeira vez um time do interior ganhava o campeonato que não é reconhecido pela federação goiana de futebol. Em 1951 muda de nome e passa a ser o Anápolis Futebol Clube que conheçemos até hoje. Tudo isso porque o time que se chamava até então Anápolis mudara o seu nome para Anapolina. Mas a adoção do nome Anápolis F.C. não mudou o futebol de seus jogadores, que continuava a crescer a cada ano. Desta forma, ele conquistou o campeonato regional de 1954.

Na década de 60, o Anápolis ja era bastante conhecido e tinha vários apelidos, dentre os quais Galo da Comarca, Tricolor da Manchester e Time dos Carroceiros. Grandes desportistas comandaram o clube, como João Bezze, Munir Calixto, Altino Teixeira de Moraes, Amim Gebrim, Osvaldo Cunha Soares, Ronaldo Jaime, Sebastião Richelieu da Costa e Fadel Skaff. Em 1961, conquistou o vice-campeonato do primeiro torneio octogonal e finalizou nessa data sua fase de amadorismo.

Em 1965, sagra-se campeão estadual pela segunda vez, vencendo o Vila Nova por 3 a 2 em uma virada histórica, no estádio Jonas Duarte. Nesse dia, recebendo público recorde, a torcida foi ao delírio quando o time entrou em campo, com: Dida; Sorriso, Nina, Osmar, Paraguaio e Áli; Genésio e Eudécio; Zezito, Nelson Parrila e Deca. No banco ficaram o goleiro Morais, Baiano, Wilson e outros craques. O técnico era Agnaldo Felisberto, o Caxambu. No ano seguinte disputou a Taça Brasil, sendo o primeiro clube do interior de Goiás a participar desta competição. O Anápolis é o único time da cidade de Anápolis Campeão Goiano enquanto o seu rival a Anapolina nunca conquistou nada.

Títulos

Estaduais

Campeonato Goiano: 1965.
Vice-Campeonato Goiano: 4 vezes (1968, 1995, 1996 e 1998).
Campeonato Goiano - 2ª Divisão: 1990.
Vice-Campeonato Goiano 2ª Divisão: 2002 e 2007.
Copa Goiás: 1967.
Torneio Início: 1966.

Outras Conquistas

Seletiva Regional da Taça Brasil: 2 vezes (1966 e 1969).
Torneio Octagonal Carlos Ribeiro do Nascimento: 1966.
Torneio João de Queiroz: 1968.
Torneio Incentivo: 1980.

Ranking da CBF

Posição: 113º
Pontuação: 70 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário