sexta-feira, 26 de março de 2010

Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas


Nome: Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas
Alcunhas: O Mais Querido, Leão do Oeste, Barú
Mascote: Leão
Fundação: 14 de janeiro de 1960
Estádio: Leonardo Nogueira (Nogueirão)
Capacidade: 10.400 espectadores
Presidente: João Dehon
Treinador: Paulo Jefferson

A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. Foi fundado como um bloco carnavalesco, em 1924. O clube só passou a ter um time de futebol trinta e seis anos depois. Suas cores são verde, branco e vermelho.

História

O Baraúnas foi fundado em 14 de janeiro de 1960. Em 1981, foi vice-campeão estadual, feito que seria repetido em 1987.
O clube passou a ser conhecido em nível nacional após chegar às quartas-de-finais da Copa do Brasil de 2005. Durante a campanha na competição, desbancou o favoritismo de clubes como América-MG, Vitória-BA e o grande Vascão-RJ. O confronto contra o clube carioca entrou para história do Baraúnas, pois, em pleno Estádio São Januário, venceu por 3x0, colocando pela primeira vez um clube potiguar entre os 8 melhores da Copa do Brasil.

Em 2006 aconteceu a primeira final entre clubes mossoroenses e o Baraúnas conquistou o primeiro título do Campeonato Potiguar de sua história.

Títulos

Estaduais

Campeonato Potiguar: 2006.
Vice-Campeonato Potiguar: 2 vezes 1981 e 1987.
Copa RN: 2 vezes 2004 e 2007.
Torneio Início: 2 vezes 1981 e 1988.

Outras Conquistas

Campeonato Mossoroense: 5 vezes (1961, 1962, 1963, 1967 e 1977).
Troféu Jornalista Souza Silva: 1987.
Copa Oeste: 2000.
Torneio de Verão: 2001.
Torneio Seletivo para o Brasileiro da Série C: 2004.

Curiosidades

A origem do nome Baraúnas vem dos primeiros habitantes do local onde surgiria a cidade de Mossoró. Na margem esquerda do Rio Apodi, viviam os monxorós (tribo que deu nome à cidade). O cacique da tribo recebia a denominação de baraúna.

Em princípios do ano de 1924, antes do carnaval, o Sr. Vicente Eufrásio fundou um bloco denominado Baraúnas, em homenagem ao cacique que dirigia a tribo Monxorós. O bloco carnavalesco, que existiu até a década de 80 (quando foi extinto o carnaval de rua em Mossoró), apresentava as cores vermelho, verde e branco, e originaria, anos mais tarde, a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas.

Polêmicas

No ano de 2006, quando o Baraúnas já era campeão estadual, a Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte reverteu o título do clube, graças a uma briga nos tribunais envolvendo ABC e ASSU.

Os dois clubes pleiteavam uma vaga na semifinal do Campeonato Potiguar daquele ano, vaga esta que acabou ficando com o ABC. Porém, este seria eliminado pelo Potiguar nas semifinais. O ASSU, por sua vez, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, e conseguiu anular as partidas disputadas pelo ABC nas semifinais. Entretanto, após disputa em campo com o Potiguar, o ASSU também foi eliminado.

Na decisão do campeonato, a qual fora repetida após a anulação das partidas, o Baraúnas bateu novamente o Potiguar e foi o campeão.

O Baraúnas foi eliminado da Copa do Brasil de 2007 por um erro da CBF. O Baraúnas havia eliminado o Vitória; entretanto, o STJD desclassificou o clube por ter supostamente utilizado um jogador não inscrito na competição. Posteriormente, a CBF admitiu que seu departamento de registro havia cometido um equívoco, porém sem reaver a vaga conquistada pelo Baraúnas.

Ranking da CBF

Posição: 175º
Pontuação: 21 pontos

Rivalidade

Seu principal rival no futebol é o Potiguar, também da cidade de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário