terça-feira, 30 de março de 2010

Atlético Clube Paranavaí


Nome: Atlético Clube Paranavaí
Alcunhas: Vermelhinho do fim da linha, ACP
Mascote: Diabinho
Fundação: 14 de Março de 1946
Estádio: Felipão
Capacidade: 25.000 pessoas
Presidente: Nivaldo Aparecido Mazzin
Treinador: Itamar Bernardes

O Atlético Clube Paranavaí é um clube de futebol brasileiro da cidade de Paranavaí no Paraná.

História

O Atlético Clube Paranavaí um dos clubes mais tradicionais do interior e do Paraná , retornou à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense em 2003, foi fundado em 14 de Março de 1946, mas passou a maior parte de sua história na Segunda Divisão estadual, ou mesmo licenciado, quando em certos períodos foi substituído por outros clubes da cidade.

O Atlético Clube Paranavaí exerce o mando de jogo no estádio Waldemiro Wagner, o Felipão, de propriedade do município de Paranavaí e com capacidade para 25.000 pessoas. A arquitetura do estádio é uma réplica do Coliseum, de Los Angeles, e foi inaugurado pela Seleção Brasileira, em 1992, quando o Brasil derrotou a Costa Rica por 4 a 2.

Em 2003, com um time que teve como base jogadores rodados no interior paranaense, como o meia Júlio e os atacantes Neizinho e Aléssio, o ACP foi o vice-campeão paranaense, perdendo apenas um jogo durante toda a campanha: o último, por 2 a 0, para o Coritiba, no Couto Pereira. No dia seguinte à derrota na capital, Paranavaí recebeu o ACP como se a equipe tivesse erguido o troféu, como reconhecimento pela heróica campanha.

Em 2007, conquistou o primeiro título estadual da primeira divisão, após empatar sem gols com o Paraná Clube, na Vila Capanema. Esse título foi o primeiro de uma equipe do interior do estado sobre uma equipe da capital desde que o ADAP/Galo Maringá, na época Grêmio Maringá, sagrou-se campeão, em 1977, sobre o Coritiba. O ACP tornou-se o primeiro clube do interior a derrotar o "trio-de-ferro" composto por Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná cinco vezes numa só temporada, e ainda não perder nenhum jogo sequer, façanha não superada por nenhum outro time do interior.

Títulos

Estaduais

Campeonato Paranaense: 2007.
Vice-Campeonato Paranaense: 2003.
Campeonato Paranaense - Série Prata: 3 vezes 1967, 1983 e 1992

Outras Conquistas

Campeonato do Interior: 2 vezes 2003 e 2007

Estádio

Estádio: Municipal Dr. Waldemiro Wagner Felipão

Propriedade: Prefeitura de Paranavaí (utilizado pelo ACP desde 1993)

Inauguração: 23 de setembro de 1992

Capacidade: 25.000 mil lugares

Recorde: 23.725 (Paranavaí 1x0 Paraná), 1º Jogo da Final em 29 de abril de 2007.


O Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner, mais conhecido como Felipão, é um estádio de futebol localizado em Paranavaí no estado do Paraná, tem capacidade para cerca de 25.000 pessoas. A inauguração foi em um jogo da Seleção Brasileira de Futebol, em amistoso contra a Costa Rica, vencido pelo Brasil por 4x2, desde então, é usado pela equipe da casa o ACP. O estádio é conhecido pela enorme pressão da torcida do AC Paranavaí, ja que a arquibancada é bem próxima ao campo de jogo. Com isso, mesmo para os times da capital Paranaense, fica dificil vencer o Paranavaí dentro de seu estádio.

Curiosidades


  • O apelido do estádio municipal de Paranavaí não é uma homenagem ao técnico da Seleção Brasileira pentacampeã, Luís Felipe Scolari, mas sim ao ex-prefeito Rubens Felipe, o Felipão, que ergueu a obra em sua gestão. Antes, a área era ocupada por uma cratera provocada pela erosão.

  • O Paranavaí já participou de três torneios nacionais: a Taça de Bronze, em 1981, a Série C do Brasileiro, em 1998 e 2007, e a Copa do Brasil em 2004 e em 2008.

  • A maior goleada aplicada pelo Paranavaí no Felipão aconteceu em outubro de 1992, quando a equipe local venceu o Umuarama por 7x2.

  • A Prefeitura de Paranavaí espera até hoje a oportunidade de entregar uma placa comemorativa ao ex-jogador Raí, por ter sido ele o autor do primeiro gol marcado no Felipão. Foi no amistoso em que a seleção do Brasil derrotou a da Costa Rica por 4 x 2, no dia 23 de setembro de 1992. O presente segue guardado na sede do governo municipal e é um troféu.

  • Na campanha do vice-campeonato paranaense de 2003, o Paranavaí chegou à última partida invicto, assim como o adversário, o Coritiba, que venceu por 2 x 0 e ficou com o título.

    ÍDOLOS

  • Vanderlei = Grande Goleiro Atualmente no Coritiba;

  • Ednilson = Atacante que muito ajudou o "ACP" em 2007" = Atualmente no Iraty;

  • Marcelo Peabiru.
Ranking da CBF
Posição: 184º
Pontuação: 15 pontos