sábado, 20 de março de 2010

Brasília Futebol Clube


Nome: Brasília Futebol Clube
Alcunhas: Colorado
Torcedor: Colorado
Mascote: Calango do Cerrado
Fundação: 2 de Junho de 1975 (34 anos)
Estádio: CAVE
Capacidade: 7.000
Presidente: Roberto Marques
Treinador: Humberto Ramos

O Brasília Futebol Clube, ou simplesmente Brasília, é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Brasília, no Distrito Federal. Foi fundado em 2 de junho de 1975, sob o nome de Brasília Esporte Clube e tornou-se um dos primeiros clubes-empresa do Brasil, em 8 de novembro de 1999, passando a se chamar Brasília Futebol Clube. Suas cores são o vermelho e o branco, motivo pelo qual também é conhecido como Colorado.

É o clube de futebol profissional mais antigo em atividade no Distrito Federal, sendo o time do DF que mais vezes disputou a 1ª Divisão do Brasileirão, tendo participado em oito oportunidades. Oito é também o número de vezes que o Brasília conquistou o Candangão, sendo o segundo maior vencedor estadual, somente atrás do rival Gama.

Fundação

O início da história do Brasília coincide com o começo da profissionalização do futebol no Distrito Federal. O futebol na cidade de Brasília vem desde sua construção, quando trabalhadores e operários das construtoras começaram a formar times que levavam os nomes das próprias construtoras, como, por exemplo, o Defelê, do Departamento de Força e Luz. Essas equipes foram disputando campeonatos amadores ao longo dos anos, dado que não havia organização necessária para a profissionalização do futebol, pois várias equipes eram extintas à medida que as construtoras deixavam a cidade. Até houve uma tentativa de profissionalização, quando foram organizados, simultaneamente, campeonatos profissionais e amadores em 1964, 1965 e 1966, mas a iniciativa acabou não dando certo e o futebol em Brasília voltou a ser amador. Essa situação perdurou até 1976, quando o futebol candango se profissionalizou de vez.

Com a franca expansão do futebol brasiliense, os membros da Associação Comercial do Distrito Federal, nos idos de 1969, planejavam criar uma equipe de futebol, mas esbarravam no receio de a idéia não dar certo, visto que o futebol local ainda era amador. Vendo que a iniciativa do CEUB dera certo, sendo a primeira equipe do Distrito Federal a participar do Campeonato Brasileiro, os empresários da ACDF decidiram, por fim, criar o Brasília Esporte Clube.

No dia 2 de junho de 1975, numa reunião na sede da Associação, os empresários, liderados por José da Silva Neto, votaram o estatuto de criação e elegeram o próprio Silva Neto como presidente do clube. Na discussão para a escolha das cores do recém-fundado clube, o ex-dentista da Seleção Brasileira nas Copas de 58 e 62, Mário Trigo, sugeriu que fossem adotados as cores vermelha e branca, em alusão ao tradicional América/RJ, sugestão essa que foi prontamente acolhida.

Estava fundado o Brasília Esporte Clube, que viria a se tornar uma das equipes mais tradicionais de Brasília.

Títulos

Regionais

Vice-Campeonato do Torneio Centro-Oeste: 1984.

Estaduais

Campeonato Brasiliense: 8 vezes — 1976, 1977, 1978, 1980, 1982, 1983, 1984 e 1987.
Vice-Campeonato Brasiliense: 4 vezes — 1979, 1995, 1997 e 2009.
Campeonato Brasiliense - 2ª Divisão: 2 vezes —2001 e 2008.
Vice-Campeonato Brasiliense 3ª Divisão: 2 vezes — 2006 e 2007.

Ranking da CBF

Posição: 118º
Pontuação: 59 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário