terça-feira, 30 de março de 2010

Centro Sportivo Capelense


Nome: Centro Sportivo Capelense
Alcunhas: Tri-Campeão
Mascote: Galo
Fundação: 4 de Abril de 1946
Estádio: Manoel Moreira
Capacidade: 8.000 pessoas
Presidente: Zé Cláudio
Treinador: Paulo Roberto

O Clube Sportivo Capelense é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Capela, em Alagoas. Ele disputa atualmente a 1ª divisão do Campeonato Alagoano de Futebol, sendo o 4ª clube que mais conquistou campeonatos estaduais, conquistando á divisão de elite 3 vezes (em 1959, 1962, 1989).

Ele ostenta uma grande rivalidade com o CRB,CSA, ASA, Penedense e o Ipanema, clubes antigos e tradicionais no estado chegando á decidir varias vezes o campeonato, e também com outros 2 clubes sediados em sua cidade o Canavieiro e o Capela.

História

O Centro Sportivo Capelense, fundado no dia 4 de abril de 1946, já foi o mais famoso clube do interior alagoano. Na época do Dr. Horácio Gomes, seu time era poderoso, e logo no primeiro ano que disputou o campeonato da divisão especial, em 1959, foi campeão com todos os méritos. Disputou o título com o CRB em uma melhor de três, e ganhou os dois jogos na categoria. A dose foi repetida em 1962 quando conquistou outro título de campeão disputando com o Estivadores. Na decisão ganhou o primeiro jogo e empatou o segundo.

Depois, apesar de estar sempre presente, não conseguiu repetir o bom desempenho dos anos anteriores. Como tantos outros clubes, terminou se afastando da competição oficial do futebol alagoano por motivos financeiros. No início dos anos oitenta, conseguiu retornar com altos e baixos. Somente em 1989 é que voltou a brilhar. O Capelense se sagrou campeão alagoano de forma indiscutível, depois de vencer os três turnos disputados.

Com o título de 1989, o clube ganhou o direito de participar da 2ª edição da Copa do Brasil, disputando duas partidas contra o Flamengo-RJ, mas não teve sucesso. Foi goleado duas vezes, por 5x1 na Gávea e por 4x0 jogando em Alagoas.

Logo depois, em 1991, resolveu mais uma vez se afastar do futebol profissional, voltando, somente em 2005, disputando a Segunda Divisão do Campeonato Alagoano.

Títulos

Campeonato Alagoano: 3 vezes 1959, 1962 e 1989
Vice-Campeonato Alagoano: 1965.
Campeonato Alagoano - 2ª Divisão: 2008.

Ranking da CBF

Posição: 230º
Pontuação: 6 pontos