quinta-feira, 18 de março de 2010

CEUB (Centro de Ensino Unificado de Brasília)


Nome: CEUB
Fundação: 1968
Fim das atividades: 1976

Estádio: Pelezão
Capacidade: 20 mil pessoas



O CEUB (Centro de Ensino Unificado de Brasília) foi um clube de futebol brasileiro. Encerrou as atividades de futebol em 1976. Sua sede ficava na cidade de Brasilia.


História


Criado em 1968 por universitários do Centro de Ensino Unificado de Brasília, o CEUB foi a primeira equipe Brasiliense a disputar a divisão principal do campeonato nacional, em 1973. Entretanto, a vida da equipe foi curta. A primeira edição do Campeonato Brasiliense, em 1976, marcou também o fim do CEUB. O time ganhou os dois primeiros turnos. Liderava o terceiro e último quando a federação local virou a mesa, determinando que fosse disputado um quadrangular para apontar o campeão e representante do Distrito Federal no Brasileirão. A diretoria do CEUB não aceitou.

Irritado com a posição do CEUB, Heleno Nunes, presidente da antiga CBD (hoje CBF), determinou que o Distrito Federal não teria representante no Brasileirão. A manobra antecipou o fim do clube, que também apresentava problemas financeiros depois de ter representado o DF em 3 edições do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Hoje, tudo que restou do CEUB foram troféus e recortes de jornais guardados no escritório de Adílson Peres, advogado, que foi o presidente do CEUB naquela época. "Sinto saudade daquele time", afirma.


Títulos


Estaduais


Campeonato Brasiliense: 1973.
Vice-Campeonato Brasiliense: 1972.

Campeonato Brasileiro de Futebol

1973- 33° colocado
1974- 37º colocado
1975- 31º colocado

Ranking da CBF


Posição: 197º
Pontuação: 12 pontos

2 comentários:

  1. morei em brasilia em 74 e 75, naquela epoca o ceub era o maior time do df, quantas saudades.

    ResponderExcluir
  2. Nilson felix da Silva10 de outubro de 2010 21:29

    Professsor de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, deseja saber como foi que o CEUB foi formado na Faculdade,
    como foi desenvolvido seu projeto.
    Preciso manter um alinhamento na formação do meu clube.
    Um abraço

    ResponderExcluir