sábado, 27 de março de 2010

Estudantes Sport Club




Nome: Estudantes Sport Club
Alcunhas: Carneirão
Mascote: Carneiro
Fundação: 1º de maio de 1958
Estádio: Ferreira Lima
Capacidade: 15.000
Presidente: Genei Francisco Gomes da Silva
Treinador: Erandir Montenegro


O Estudantes Sport Club é um clube brasileiro de futebol, do município de Timbaúba, a 98 km da capital do estado de Pernambuco, Recife.


História


O clube foi fundado em 1º de maio de 1958 mas no fim dos anos 80 e a primeira metade da década de 90, o Estudantes de Timbaúba atingiu o auge da sua história, conseguindo pela primeira vez integrar a elite do futebol de Pernambuco e até mesmo disputar a segunda divisão nacional de 1991. De 1989 até 1995, o representante de Timbaúba conseguiu se manter na divisão principal do estadual.


O rebaixamento de 1995, no entanto, recolocou o Estudantes no ostracismo. Foram longos dez anos de derrotas e decepções na Série A2 de Pernambuco. Mas em 2005, o clube azul e branco começou a reconstrução da sua imagem e da sua história. Na segundona estadual, com um time caseiro, fez uma daquelas campanhas irretocáveis, conseguindo o mais importante título da sua quase cinqüentenária existência.


Com o lugar garantido entre os dez grandes de Pernambuco, o Estudantes resolveu investir pesado, montando uma equipe com folha salarial de R$ 70 mil, formada com alguns jogadores que, de alguma forma, tiveram destaque recente no futebol do Estado. Entre eles estão o vice-artilheiro do Estadual de 2003, Valdir Papel; os volantes Dário (uma dos símbolos de raça do Sport dos anos 90), Djalma (ex-Sport e Santa Cruz, que fez fama pelas suas cobranças de falta), além de Batata (eterna promessa do Santa Cruz) e ainda o lateral-direito Daniel (ex-Itacuruba, Náutico e Fortaleza).


Em 2006, o time fez uma campanha regular, tendo o jogador Valdir Papel como vice-artilheiro da competição com 9 gols, perdendo apenas para Carlinhos Bala do Santa Cruz com 20 gols. A competição marcada por uma briga judicial, onde o Estudantes chegou a perder 12 pontos por escalar o jogador Samuel nos jogos contra Sport e Serrano, logo recuperado pela quebra da liminar.


No ano seguinte o Estudantes Sport Club de Timbaúba alegando problemas financeiros desistiu do campeonato sendo substituido pelo Belo Jardim Futebol Clube.


Títulos


Estaduais


Campeonato Pernambucano de Futebol da 2ª Divisão: 2005.


Histórico em competições oficiais


Campeonato Brasileiro da Série B: 1991.
Campeonato Brasileiro da Série C: 1990.
Campeonato Pernambucano de Futebol: 1989 à 1995 e 2006.


Ranking da CBF


Posição: 195º
Pontuação: 13 pontos