domingo, 28 de março de 2010

Olaria Atlético Clube


Nome: Olaria Atlético Clube
Torcedor: Olariense
Mascote: Índio
Fundação: 1 de julho de 1915
Estádio: Rua Bariri
Capacidade: 5.141 pessoas
Presidente: Heitor Belini
Treinador: Dé Aranha

Olaria Atlético Clube é uma agremiação poli-esportiva da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 1 de julho de 1915. Sua maior conquista é o Campeonato Brasileiro Série C de 1981.

História

O clube é homônimo do bairro carioca onde foi fundado. Seu estádio é o Mourão Vieira Filho, popularmente conhecido como Estádio da Rua Bariri, nome da rua onde está localizado. Seu uniforme oficial é composto por camisa azul, com lista horizontal branca, calção branco e meias azuis com detalhes em branco. O Olaria é conhecido, entre outros feitos, por ter sido o primeiro clube de Romário e o último de Garrincha.

Olaria Football Club, atual Olaria AC (na época da sua fundação chegou a se chamar Japonês Football Club), foi fundado a 1º de julho de 1915. Foi o ganhador do Campeonato Estadual de Basquete Infantil, em 1968, numa memorável campanha. O técnico de basquete era Heleno Fonseca Lima.

Um grande momento do clube foi nos anos 70, quando chegou a disputar o Campeonato Brasileiro. Em 1981, disputou a Taça de Bronze (Terceira divisão), conquistando o título brasileiro, derrotando o Santo Amaro na final.

Rebaixado na Primeira divisão do Campeonato Carioca em 2005, o Olaria disputou em 2006 a Segunda Divisão do mesmo, no qual não teve uma campanha muito relevante. O time conquistou ainda em 2006 uma das quatro vagas que foram abertas para a Primeira divisão do Campeonato Carioca de 2007, através de uma seletiva que foi realizada com a presença de dezesseis clubes, tendo o Olaria chegado em terceiro lugar. Contudo a justiça anulou esse certame e o clube teve de jogar a segunda divisão no ano seguinte. Em 2007 a segunda divisão carioca levou no total cinco times para a primeira divisão, mas o Olaria não esteve entre os contemplados. Em 2008, a quantidade de vagas para o acesso reduziu para dois times. O Olaria, que teve como um dos destaques do torneio naquele ano o jovem atacante Assumpção, chegou ao quadrangular final e ficou em quarto lugar atrás de Bangu Atlético Clube, Esporte Clube Tigres do Brasil e Aperibeense Futebol Clube. Em 2009, consegue o acesso para primeira divisão do campeonato carioca, após cinco anos, perdendo o título da competição para o América FC.

Títulos

Nacionais

Campeonato Brasileiro - Série C: 1981

Estaduais

Troféu Moisés Mathias de Andrade : 2010
Torneio Início: 1960
Campeonato Carioca - 2ª Divisão: 2 vezes 1931 e 1983
Campeonato Carioca - Segundos Quadros: 1933

Outras Conquistas

Torneio Integração Taça Antonio Jovino Pavan: 1977
Taça Alfredo Curvelo: 1980

Torcidas Organizadas


  • Bravura Azul(Barra Brava)

  • Torcida Fiel do Olaria

  • Torcida Jovem Olaria (Torcida Organizada)

Ranking da CBF

Posição: 134º

Pontuação: 40 pontos