segunda-feira, 22 de março de 2010

Sobradinho Esporte Clube


Nome: Sobradinho Esporte Clube

Alcunhas: Alvinegro Mascote: Leão

Fundação: 1 de janeiro de 1975

Estádio: Augustinho Lima

Capacidade: 15.000

Presidente: Célio Pereira

Treinador: Sebastião Vieira


Sobradinho Esporte Clube é um clube de futebol brasileiro sediado na cidade-satélite de Sobradinho, no Distrito Federal.

História


A equipe surgiu com o próprio processo de urbanização da capital do país e sempre manteve-se entre as grandes forças, em 1996, na tentativa de atrair mais torcedores a equipe assumiu todo o uniforme e distintivo do Botafogo do Rio de Janeiro e mudou o nome para Botafogo Sobradinho Esporte Clube, curiosamente isso além de não atrair novos torcedores afastou os antigos, que de tanto reclamarem conseguiram que o clube voltasse às origens em 1999.

O declínio


Depois de sofrer com os vexames do clube no Campeonato Brasiliense — entre eles a massacrante goleada por 10 x 1 do CFZ e o cai-cai na derrota por 4 x 0 para o Gama — teve de engolir o rebaixamento do alvinegro à segunda divisão.

A vergonha foi maior porque o Sobradinho nem mesmo encerrou sua participação no campeonato. Foi excluído da competição pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) a uma rodada do final da fase classificatória, justamente por ter protagonizado o cai-cai no Bezerrão. Pelo mesmo motivo, o então presidente do clube, Manoel Esperidião (Manoelzinho), foi banido do futebol, fato inédito no Distrito Federal.


Destaques históricos e curiosidades

O artilheiro Dimba marcou história sendo o artilheiro do campeonato Brasiliense de 1996. O goleiro Bocaiúva (ex-São Cristóvão e Cruzeiro) foi o grande herói da década de 80 ao brilhar nas penalidades que garantiram o bi.


Na década de 1990, na "era Botafogo", a equipe chegou a ser o primeiro time de futebol do Brasil a trabalhar com o biofeedback esportivo. A alta tecnologia teve destaque na mídia no ano de 1997 bem como a falta de gramado do Agostinho Lima (estádio da equipe) que fez com que os jogadores tivessem de treinar no Eixo Monumental. A alta tecnologia foi utilizada apenas no campeonato Brasiliense de 1997.


Títulos


Estaduais

Campeonato Brasiliense: 2 vezes (1985 e 1986).

Campeonato Brasiliense - 2ª Divisão: 2003.


Ranking da CBF

Posição: 157º

Pontuação: 28 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário