quinta-feira, 25 de março de 2010

Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul


Nome: Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul
Mascote: Bepe
Fundação: 10 de abril de 1935
Estádio: Centenário
Capacidade: 30.822 pessoas
Presidente: Osvaldo Voges
Treinador: Julinho Camargo

A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Seu uniforme é composto de camisa grená e azul, com calção e meias brancas e seu mascote é Bepe, o colono italiano, que representa o povo que colonizou a região de Caxias do Sul e Serra Gaúcha.
Sua torcida, é uma das maiores do interior do Rio Grande do Sul e faz com seu rival citadino, o clássico Ca-Ju.

História

O Caxias foi fundado em 10 de abril de 1935, numa fusão dos clubes Rio Branco e Rui Barbosa, com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo

As circunstâncias que envolveram o surgimento do Grêmio Esportivo Flamengo, (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul) estão diretamente ligadas ao seu mais tradicional rival. O Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Rui Barbosa, Sílvio Toigo e propôs uma fusão entre os clubes. Eles pensavam que se unindo forças iriam ter condições para enfrentar os maiores rivais especialmente, o Juventude. A primeira diretoria do Grêmio Esportivo Flamengo:

Presidente: Sílvio Toigo
1º Vice-Presidente: Bôrtolo Facchin
1º Vice-Presidente: Germano Pisani
1º Secretário: Alfredo Caberlon
2º Secretário: Mário Menegaz
1º Tesoureiro: Guerino Bedin
2º Tesoureiro: Ítalo Bertuzzi

Em 1947, o Caxias foi campeão do Citadino de Caxias do Sul, em cima do Juventude em jogo emocionante na qual todos os jogadores e dirigentes se recordam muito bem. Humilharam o Caxias dizendo que a equipe iria ser derrotada com a mão nas costas, ouvindo isso os jogadores ficaram enfurecidos e partiram em campo, determinados a vencer e foi isso o que aconteceu. O clube voltou a vencer o citadino ano seguinte e em 1953 também.

No ano de 1951, foi inaugurada a Baixada Rubra (hoje o Centenário) e com o passar dos anos, novas obras foram sendo acrescidas. O cercamento do campo com tela - uma novidade, porque até então só existia o parapeito, de madeira, - a construção das primeiras arquibancadas.

Na década de 1960, o clube teve apenas um título "importante" o Campeonato Metropolitano de Porto Alegre. Mas nessa década o clube fez uma excursão na Argentina, a viagem foi num DC-3, direto a Buenos Aires. Alguns dos times enfrentados não tinham grande força no futebol argentino, mas o então Flamengo jogou com equipes de maior expressão. O clube ganhou muito com a excursão, porque deixou na Argentina a melhor das impressões

Em 1971, o Flamengo uniu-se ao seu maior rival, o Juventude, formando a Associação Caxias de Futebol, que usava uniforme preto e branco. Quatro anos depois, o Juventude desfez a sociedade e voltou ao futebol. O Flamengo continuou como Caxias, mas com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e com o uniforme grená, azul e branco.

Em 1972, ocorreu em Caxias do Sul a primeira partida de futebol transmitida ao vivo pela televisão e, consequentemente, foi o primeiro evento transmitido a cores para todo o Brasil. O jogo foi entre a Associação Caxias de Futebol e o Grêmio. O resultado do jogo foi 0 a 0, com péssimo futebol apresentado por ambas as equipes.

A estreia no cenário nacional

No Campeonato Brasileiro de 1976 o Caxias, estreou muito bem vencendo o Santos por 3 a 1, o Caxias terminou em 15º lugar, somando 25 pontos. No ano seguinte, o time grená voltou a ter um bom rendimento, ficando em 23º lugar com 16 pontos entre 62 equipes. Em 1978, o Caxias teve seu melhor desempenho no campeonato nacional, numa competição que reunia 74 equipes, o Caxias ficou com a 10º colocação, com 35 pontos, e por pouco não chegou as quartas-de-finais daquela competição.

Já em 1979 a situação foi diferente o Caxias fez sua pior campanha, o campeonato também teve a presença de outros clubes do estado, como Novo Hamburgo, São Paulo-RS de Rio Grande, Brasil de Pelotas e Juventude. Entre 96 equipes o Caxias ficou em 65º lugar.

O Caxias disputou sua primeira Copa do Brasil em 1991, novamente o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a realizar tal fato. Passou pelo XV de Piracicaba na primeira fase, e acabou eliminado para o bom time do Goiás na segunda fase.

No dia 24 de janeiro de 1998, o Caxias fez um amistoso contra a Seleção da Jamaica, uma das seleções classificadas para a Copa do Mundo da França em 1998. O resultado do jogo foi 1 a 0 para o Caxias.

Irregularidades de performance e títulos importantes

Foi em 2000, que o Caxias brilhou após conquistar seu primeiro estadual, vencendo todas as maiores equipes do estado. Após fazer 3 a 0 no Grêmio em casa e empatar fora. Com uma brilhante defesa de penalidade batida por Ronaldinho Gaúcho e defendida por Gilmar, decretando a explosão de alegria grená em pleno Olímpico.

Em 2001, o Caxias chegou bem perto de retornar para a 1a Divisão, terminando em 3º lugar (classificavam-se 2 clubes) na Série-B. Foi desclassificado após jogo tumultuado contra o Figueirense, em Florianópolis (SC), quando a partida terminou antes do tempo regulamentar devido a uma invasão da torcida local.

No ano de aniversário dos 70 anos do clube (em 2005) não houve muito o que comemorar, porque foi rebaixado ao Campeonato Brasileiro Série C em 2006, em 2006 nesta vez na Série C o clube foi eliminado precocemente repetindo isso em 2007.

Mesmo estando afastado há tantos anos da 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, o Caxias ocupa o 54º lugar no Ranking de Pontos do Campeonato Brasileiro, sendo a 4º equipe do Rio Grande do Sul melhor colocada.

Com a conquista da Copa Amoretty em 2007, o Caxias sagrou-se tricampeão de Copas organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol. O clube havia conquistado antes a Copa Daltro Menezes (1996) e a Copa Ênio Andrade (1998).

A conquista do Tricampeonato da Copa FGF foi dramática, pois o Caxias venceu a primeira partida da final contra o Brasil de Pelotas no Estádio Centenário por 1 a 0, perdeu a segunda no estádio do adversário pelo mesmo placar, vindo a conquistar o título após vencer a disputa de pênaltis, por 4 a 2 com os ingressos do Estádio Bento Freitas esgotados um dia antes da partida, mas com cerca de 500 torcedores do Caxias presentes para apoiar o time em Pelotas.

Em 2008, o clube participa da Série C novamente, a meta inicial era garantir vaga na nova Série C de 2009, para depois pensar na vaga para a Série B. A equipe passou da Primeira Fase, mas não da Segunda e perdeu a chance de se classificar na última rodada, o time caxiense tinha que vencer e o Brasil de Pelotas perder. Mas acabou não acontecendo e deixou a vaga para o time pelotense.

Mas a desclassificação não foi ruim para o clube, isso porque fez a 3ª melhor campanha da 2ª Fase, sendo que os quatro melhores se classificavam para a Série C 2009, isso garantiu o Caxias na nova Série C.

Em 2009 a série C tinha novo regulamento, e o campeonato começava com uma fase de grupos;Nesta fase o Caxias fez boa campanha e se classificou em primeiro no grupo D.Na segunda fase o sistema era de mata-mata e iria decidir quem acessaria a Série B ,para ficar com a vaga o time teria que passar pelo Guaratinguetá,o que não aconteceu pois os resultados foram 2 a 0 para o time do interior de São Paulo e no jogo da volta em Caxias do Sul igualdade pelo placar de 1 a 1, o que decretou a permanência na Série C e o acesso para Série B adiado.

Em 2010 há possibilidade do time enfrentar seu maior rival Juventude pela fase de grupos se persistir o regulamento da edição anterior.

Títulos

Estaduais

Campeonato Gaúcho: 2000.
Vice-Campeonato Gaúcho: 1990.
Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão: 1953*.
Copa FGF: 2007.
Campeonato do Interior: 9 vezes — 1969*, 1973, 1975, 1977, 1978, 1985, 1989, 1990 e 2000.
Campeonato Citadino de Caxias do Sul: 5 vezes — 1937, 1942, 1947, 1948 e 1953*.

*Com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo.

Regionais

Vice-Campeonato Recopa Sul-Brasileira: 2007.

Partidas históricas

Caxias 0x0 Grêmio - Estádio Baixada Rubra - Amistoso (20 de fevereiro de 1972): Primeira partida de futebol transmitida à cores para todo Brasil.

Caxias 2x1 Internacional - Estádio Centenário - Campeonato Brasileiro (12 de setembro de 1976): Partida de inauguração do atual estádio do Caxias, Francisco Stédile. Ao final do jogo, os torcedores grenás invadiram o campo e foram comemorar com o time.

Caxias 1x1 Flamengo - Estádio do Maracanã - Campeonato Brasileiro (11 de fevereiro de 1978): O Caxias enfrentou o Flamengo de Júnior, Zico, entre outros. Saiu vencendo por 1 a 0, mas sofreu o empate no final do jogo.

Caxias 1x2 Olimpia - Estádio Homero Soldatelli - Amistoso (29 de janeiro de 1997): Jogo de entrega da taça de campeão da Copa Daltro Menezes.

Caxias 1x0 Jamaica - Estádio Centenário - Amistoso (24 de janeiro de 1998): Jogo contra a Seleção Jamaicana, classificada para a Copa do Mundo de 1998, na França. Entrega da Taça STC 10 anos.

Caxias 3x2 Cruzeiro - Estádio Centenário - Copa do Brasil (4 de março de 1999): O Caxias voltava a participar de uma Copa do Brasil, competição que não participava desde 1991. Terminou o primeiro tempo perdendo por 2 a 0, mas conseguiu uma virada histórica, vencendo por 3 a 2.

Caxias 2x1 Grêmio - Estádio Olímpico - Campeonato Gaúcho (7 de maio de 2000): Com gols de Jajá e Ivair, o Caxias garantia vaga na final do Gauchão 2000.

Caxias 3x0 Grêmio - Estádio Centenário - Campeonato Gaúcho (14 de junho de 2000): O Caxias abria 3 gols de vantagem sobre Grêmio no primeiro jogo da final do Gauchão 2000.

Caxias 0x0 Grêmio - Estádio Olímpico - Campeonato Gaúcho (21 de junho de 2000): O Caxias sagrava-se campeão gaúcho, com direito ao goleiro Gilmar pegar pênalti de Ronaldinho Gaúcho.

Caxias 4x3 Paysandu - Estádio Centenário - Campeonato Brasileiro Série B (7 de dezembro de 2001): O Caxias vira o jogo, após estar perdendo por 3 a 0.

Curiosidades


  • O Caxias foi o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar o Campeonato Brasileiro em 1976, bem como o primeiro clube do interior gaúcho a disputar a Copa do Brasil, em 1991.



  • A maior goleada aplicada em partida oficial pelo Caxias foi 14 a 0 no Mundo Novo, no Centenário pela Copa Governador de 1976.



  • A maior goleada sofrida em partida oficial pelo Caxias foi 8x1 do Inter no Beira-Rio pela final do segundo turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2009.



  • Em 14 anos, mais precisamente de 1977 à 1991 a Caxias só perdeu uma única vez no Centenário. Foi em um clássico Ca-Ju.



  • O Centenário foi erguido em um prazo recorde de seis meses pois o então presidente da CBD (hoje CBF), sr. Heleno Nunes prometeu uma vaga no Nacional de 1976 para o clube do interior do Rio Grande do Sul melhor colocado no Gauchão que tivesse estádio com capacidade de 25 mil pessoas. Poucos acreditavam, mas o Centenário foi o passaporte para a Caxias disputar o nacional daquele ano.




  • O Grêmio e Caxias decidiram o campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 1987 na Federação Gaúcha de Futebol na "moedinha" pois acabaram empatados em todos os critérios, no sorteio deu Caxias.

Rivalidade


Ca-Ju

O Caxias é rival histórico do Juventude. As partidas envolvendo os dois clubes são conhecidas como Ca-Ju.
Detentores das maiores conquistas do futebol do interior gaúcho, Caxias e Juventude, consequentemente, promovem o clássico mais importante do estado, após o Gre-nal.
Papos e grenás mobilizam a cidade de Caxias do Sul em dia de clássico.
Em 2010,os dois grandes rivais estarão juntos na Série C de 2010.

Clássico da Polenta

O Caxias realiza outro clássico, contra o Esportivo, da cidade vizinha Bento Gonçalves. Este clássico é conhecido como Clássico da Polenta.
Desde a época que o Caxias chamava-se Flamengo, o clássico mobilizava a região. Os antigos estádios, Baixada Rubra do Flamengo e Montanha do Esportivo, "rugiam" em dia de clássico, virando caldeirões com superlotações.
É um clássico com muita história e tradição. As cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, rivais históricas, levam esta rivalidade também para o futebol.

Ranking da CBF

Posição: 49º
Pontuação: 361 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário