terça-feira, 23 de março de 2010

Sport Club Corinthians Paranaense(Malutrom)




Nome: Sport Club Corinthians Paranaense
Mascote: Garoto
Fundação: 27 de dezembro de 1994 - Clube Malutrom
5 de fevereiro de 2009 – Corinthians Paranaense
Estádio: Janguito Malucelli
Capacidade: 4.000
Presidente: Juarez Malucelli
Treinador: Lio Evaristo



Sport Club Corinthians Paranaense foi criado em 5 de fevereiro de 2009, após uma parceria assinada com o clube de futebol paulista homônimo.



O clube já teve outros nomes. Fundado em 1994, recebeu o nome de Clube Malutrom, depois transformado em S/A. Em 2005, passou a ser chamado J.Malucelli Futebol S/A.



História



Foi fundado no dia 27 de dezembro de 1994. Seu uniforme possui camisa branca com listras verticais azuis, calção branco e meias azuis. O mascote do clube é um garoto com o uniforme do time. Manda seus jogos no Ecoestádio Janguito Malucelli.



Nas décadas de 1970 e 1980, existia uma equipe conhecida internacionalmente como Malutrom masters.



Seu nome original era uma fusão do nome de duas famílias: Malucelli - Malu e Trombini -Trom. A J.Malucelli Futebol S.A faz parte de um pool de empresas do Grupo J.Malucelli, com sede central na capital paranaense. Em novembro de 2005, após uma reunião entre alguns membros do grupo e diretores do clube-empresa foi alterado o nome.



Através da parceria assinada em fevereiro de 2009 com o Sport Club Corinthians Paulista, nasceu o Sport Club Corinthians Paranaense.



Profissionalização



No início da década de 1990 firmou-se como a escolinha de futebol, hoje transformada em Projeto Futebol cidadão, e nas datas citadas acima a profissionalização.
Assim sendo, entre as décadas de 1970 e 1980, em reuniões em torno do futebol de másteres entre as famílias Malucelli e Trombini surgiam os primeiros traços do clube-empresa, que só foi registrado na Federação Paranaense de Futebol no ano de 1994.



A equipe de másteres não foi esquecida, todas as semanas diretores, familiares e amigos do grupo se reúnem para jogar futebol e anualmente viajam para excursões fora do país. Nos recentes anos, 2007 e 2008 o destino foi a Europa.



No ano de 1998 lançou a primeira equipe profissional na segunda divisão paranaense. Foi campeã de forma inédita, subiu para o futebol de elite no ano seguinte (1999, atuando até hoje em todos os anos na Série Ouro (como agora é denominado o futebol de elite paranaense). No ano de 2000, a primeira participação da equipe num campeonato brasileiro, também sagrando-se campeã de forma inédita. Em 2001, com direito adquirido em campo, jogou na Série B do Campeonato Brasileiro e no ano de 2002 desistiu devido a diretoria não achar viável, financeiramente, na ocasião, a participação da equipe. Neste ano de 2006, após ter pontuado entre os melhores da Série Ouro, conquistou novamente o direito em participar do campeonato nacional.



Agora, em vez da Escolinha de Futebol de outrora, o presidente do grupo, Joel Malucelli, idealizou o Projeto Futebol Cidadão para crianças e jovens carentes, que já está implantado e as primeiras crianças beneficiadas com aulas de informática e futebol, além de acompanhamento escolar, vales para transportes, cestas básicas, entre outros benefícios.



O espaço físico utilizado é o mesmo dos treinamentos da equipe na capital paranaense - localizado no Centro de Treinamentos da J.Malucelli Futebol S/A, situado em frente ao Parque Barigui, em Curitiba.



Parceria com o Hospital Cardiológico Costantini



Na camisa consta a parceria com o Hospital Cardiológico Costantini da capital paranaense, que junto com o departamento médico do clube e a comissão técnica realiza um trabalho especial junto à equipe. O acompanhamento com todos os exames médicos realizados são de praxe desde a fundação do clube-empresa, mas foi implantado desde o ano passado outro tipo de trabalho especial, a coleta de sangue durante os jogos e através da análise em alguns jogos dá para se ter a idéia de quanto o jogador poderá agüentar, por exemplo, num segundo tempo de partida, se for o caso – podendo ser substituído ou não.



Parceria com o Sport Club Corinthians Paulista



Segundo o portal de esportes brasileiro, Lance!, no dia 19 de junho de 2009, o novo nome da equipe paranaense J. Malucelli, então Corinthians Paranaense, que vinha sendo um entrave junto à CBF(Confederação Brasileira de Futebol), foi regulamentado e já tem até previsão de data de estreia. Se nada ocorrer o adversário que jogará pela primeira vez com o novo Timão Paranaense será o Esporte Clube Pelotas pela Série D, quarta divisão do campeonato brasileiro de futebol. A equipe paranaense já tem um pré-contrato com a fornecedora de materiais esportivos Nike, mesma fornecedora da "matriz" paulistana. No dia 2 de julho de 2009, o clube apresentou à imprensa seu novo uniforme, semelhante ao traje do Corinthians Paulista.



Novo estádio



O CT em frente do Parque Barigüi foi totalmente remodelado, e uma das atrações do novo espaço - a arquibancada, que foi aproveitada em cima do muro localizado no local. Além da grama plantada em todos os degraus, foram colocadas cadeiras/assentos em toda a extensão, fora o assento continua a grama. Vale lembrar que é uma tipo de arquibancada inédita com a idéia da grama que segurou por algum tempo o molde dos degraus, agora arquibancada ecológica, assim como foi batizado o novo espaço, o Ecoestádio Janguito Malucelli.



Idolos e negócios



O clube-empresa tem como ponto alto a revelação de jogadores. A mais recente negociação para o exterior aconteceu em julho de 2006; o lateral esquerdo Emerson Conceição, na ocasião com 20 anos, foi negociado com o Lille França. Emerson também está contando na sua nova equipe com um outro jogador negociado pelo clube-empresa, o zagueiro Rafael Schmitz, ora emprestado pelo Lille à outra equipe. Rafael Schimitz foi negociado com o clube francês no início de 2001, após o título de Campeão da Copa João Havelange. Outra negociação, há alguns anos - 2003, foi com o meia Tcheco para a Arábia Saudita, hoje no Corinthians. Tcheco retornou ao futebol no antigo Malutrom, após não ter sido feliz em outros locais, onde teve a oportunidade em recuperar o seu futebol, tanto é que foi emprestado para o Coritiba da capital paranaense, depois negociado com a Lazio. Antes de Tcheco, um jogador que conseguiu também demonstrar o seu futebol e alcançar destaque no exterior foi o atacante Marcelo Tamandaré. Após atuar no México por alguns anos, jogou na França, retornou para o Brasil no Vasco/RJ, e agora está emprestado para o Clube Atlético Paranaense.



O uniforme é idêntico ao do SC Corinthians Paulista após uma parceria entre os dois clubes, embora na primeira fase do Paranaense 2009 e na Copa do Brasil 2009 foi utilizado o uniforme antigo do J.Malucelli Futebol S/A.



Títulos



Nacionais



Campeonato Brasileiro - Série C (Copa João Havelange Módulos Verde e Branco): 2000.



Estaduais



Copa Paraná: 2007
Campeonato Paranaense - Série Prata: 1998.






Clube Malutrom

Um comentário: