sexta-feira, 26 de março de 2010

União Esporte Clube


Nome: União Esporte Clube
Alcunhas: Colorado, Vermelhinho
Fundação: 6 de Junho de 1973
Estádio: Caldeirão
Capacidade: 18.500
Presidente: Lamartine da Nóbrega
Treinador: Éverton Goiano


O União Esporte Clube (mais conhecido como União de Rondonópolis) é um clube de futebol da cidade de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, Brasil. Foi fundado no dia 6 de junho de 1973. Seu unifome é composto de camisa vermelha com detalhes em branco, calção vermelho e meias vermelhas. Manda seu jogos no estádio Engenheiro Lutero Lopes.

Seu nome deve-se ao fato do clube surgir após a união de quatro times amadores de Rondonópolis: Santos, Paraibana, Comercial e Olaria.

Embora já tenha chegado a finais do estadual, jamais foi campeão. O clube possui a maior torcida de todo o estado de Mato Grosso e seu maior rival é o Vila Aurora, com quem disputa o clássico local apelidado de Unigrão.

Outra peculiaridade muito importante que deve ser ressaltada é que o União Esporte Clube disputou todos os Campeonatos Estaduais que foram disputados desde o início, jamais se licenciando, como já o fizeram Mixto, Operário, Cuiabá e Palmeiras-MT, dentre outros. O Dom Bosco continua licenciado de suas atividades.

O autor do primeiro gol da história do estádio Caldeirão foi Ronaldinho Gaúcho, que jogava pelo Grêmio, de Porto Alegre. Na ocasião, o União perdeu de 4X0 para o Grêmio em jogo disputado pela Copa do Brasil.

Dono de instalações modernas de treinamento, o União acabou por ter publicidade nacional ao derrotar por 1-0 o Internacional no dia 18 de fevereiro de 2009, em jogo válido pela Copa do Brasil, com um gol de Dhiogo.

Curiosidades



  • É o primeiro clube de futebol profissional de Rondonópolis;


  • Possui como torcedor ilustre o atual Governador do Estado, Blairo Maggi;


  • É conhecida em toda a cidade de Rondonópolis, bem como no meio futebolístico estadual a lenda de uma praga que foi lançada por uma lavadeira. Sendo verdade ou não, como já foi citado anteriormente, jamais o União Esporte Clube venceu um Campeonato Estadual(Seu maior rival, o Vila Aurora já conquistou dois títulos: Campeão Matogrossense em 2005 e Copa do Governador em 2009). Recentemente, sua divisão de juniores venceu o Campeonato Estadual Sub-20 ao derrotar o time do Cuiabá em 2008.

Títulos



Estaduais

Vice-Campeonato Copa Governador de Mato Grosso: 2005.

Outras Conquistas

Torneio Incentivo: 3 vezes — 1975, 1976 e 1979.

Ranking da CBF

Posição: 110º
Pontuação: 73 pontos