terça-feira, 13 de abril de 2010

Águia de Marabá Futebol Clube


Nome: Águia de Marabá Futebol Clube
Alcunhas: Azulão, Azulão do Sul do Pará
Mascote: Águia
Fundação: 22 de janeiro de 1982
Estádio: Estádio Zino de Oliveira
Capacidade: 4.500 pessoas
Mando de jogo: Estádio José Raimundo Roseno Araújo (Rosenão)

Capacidade: 10.000 pessoas
Presidente: Sebastião Fereira (Fereirinha)
Treinador: João Galvão

O Águia de Marabá Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Marabá, no estado do Pará. Suas cores são azul e branco.

História

Fundado em 1982, profissionalizou-se em 1999.Caracterizado por ser um time econômico e competitivo,que investe em jogadores do município,e da região,com uma folha salarial baixa,além de possuir um técnico-presidente.Depois de boa campanha no Campeonato Paraense,conseguiu a classificação para o Campeonato Brasileiro da Série C e para a Copa do Brasil de 2009,no Brasileiro da série C faz ótima atuação.

O Clube conta com o apoio de sua apaixonante torcida (terceira maior do estado do Pará) em todos os jogos mandados no Estádio Zinho de Oliveira, um fator determinante para o sucesso do Azulão do Norte.

O clube até o momento, vem aparecendo em 3º lugar no ranking do futebol paraense. O time apesar de ter um ótimo elenco, apresenta alguns em destaque como o meia Gustavo, Soares e a dupla dinâmica Aleilson e Perí, sendo esses formados pelo clube.

O fato do time apresentar um técnico-presidente ocorre por devidas causas: O técnico-presidente João Galvão, é Vice-presidente do clube, o presidente Ferreirinha se licenciou por um determinado tempo por se candidatar a vice-prefeito da cidade de Marabá. Na primeira fase do Campeonato Brasileiro da série C, o Águia se apresentava com condições remotas de classificação, o que acarretou na demissão do até então técnico Fran Costa, como a situação não encaminhava para uma contratação de um novo treinador, o Diretor de futebol e presidente em ofício por situação descrita anteriormente, assumiu o cargo de técnico do time marabaense, onde obteve êxito, classificando o Águia adiante da competição sempre em 1º lugar das chaves, o time também conseguiu fazer com que um time de futebol do interior do Pará tivesse tanto sucesso
Atualmente disputa a Copa do Brasil, e se classificou para a segunda fase ao eliminar o América-MG, vencendo a primeira partida por 2X1 em casa e por 1X0 em Belo Horizonte. Na segunda fase, o time foi eliminado pelo Fluminense. No jogo de ida, o Águia venceu por 2x1, mas o tricolor carioca fez 3x0 na partida de volta e garantiu a classificação.

Títulos

Regionais

Copa Pará/Maranhão/Tocantins: 2002.

Estaduais

Taça Cidade de Belém (1° Turno): 2008.

Ranking da CBF

Posição:
180º colocado
Pontuação: 21 pontos