sábado, 24 de abril de 2010

Associação Atlética Anapolina


Nome: Associação Atlética Anapolina
Alcunhas: Rubra, Xata
Torcedor: Rubro, Colorado ou Xato
Mascote: Fênix
Fundação: 1 de Janeiro de 1948
Estádio: Jonas Duarte
Capacidade: 17.800 pessoas
Presidente: Roberson Guimarães
Treinador: Renê Weber

A Associação Atlética Anapolina é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Anápolis, no Estado de Goiás. Chamada por sua fanática torcida de Xata (com "x" mesmo), dado seu costume de vencer os times grandes e perder dos pequenos.

História

A Anapolina foi fundada no dia 1º de janeiro de 1948. Originou-se a partir do Anápolis Sport Club. É carinhosamente denominada "Rubra" ou "Xata".

Rubra é a denominação originada pelo uniforme do time, nas cores vermelha e branca, em homenagem ao primeiro time de futebol de Anápolis, o Bahia Futebol Clube, que utilizava as mesmas cores. Existe também a versão de que a escolha foi uma homenagem prestada ao América-RJ. "Xata" é uma denominação que vem desde a época do amadorismo, quando o clube montava equipes fracas, que sofriam freqüentes derrotas, porém se reabilitava com vitórias surpreendentes contra adversários mais bem preparados. Na Copa do Mundo de 1966, a Seleção Brasileira fazia uma de suas piores campanhas de sua história. Porém, uma faixa no meio da torcida acabou chamando a atenção dos cronistas esportivos brasileiros: "A Rubra é Xata!", escrita de forma proposital com a letra "x".

No final da década de 1970 (e início dos anos 80), a equipe foi reestruturada e obteve grande destaque na mídia nacional, conquistando dois vice-campeonatos goianos em 1981 e 1983, o vice-campeonato da Taça de Prata (antiga 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro, atual Série B), além de participar em quatro campeonatos da 1ª divisão (1978, 1979, 1982 e 1984).

Mais recentemente, os melhores resultados alcançados foi o vice-Campeonato Goiano de 2000. Em 2006, a Anapolina apresentou o melhor desempenho dos últimos anos no campeonato goiano, disputando as semifinais do torneio, e terminando em terceiro lugar. Em 2008, porém, a Anapolina conseguiu apenas a 6º colocação no campeonato estadual.

Torcidas Organizadas

TOR-Torcida Organizada Rubra é a mais antiga torcida organizada do Centro-Oeste, fundada e registrada em cartório em 1979, e é até hoje a maior torcida do interior goiano. 2°CMD-Torcida Organizada Rubra 2° COMANDO. Fundada em 10 de fevereiro de 2008. A Torcida organizada do interior goiano. Foi fundada por jovens torcedores integrantes da TOR, torcida tradicional no centro-oeste que decidiram criar o segundo comando. O Segundo Comando é uma torcida que não deixa de ir aos jogos da Anapolina, por isso ganhou fama de torcida mais fiel do interior goiano.

Estrutura

Estádio Jonas Duarte

A Xata, como é carinhosamente chamada por seus torcedores, manda seus jogos no Estádio Jonas Duarte. O clube também o utiliza o estádio para realização de coletivos a pronto.
Estádio Zeca Puglisi

O estádio Puglisi é o estádio da Anapolina, que por falta de estrutura e capacidade não recebe jogos, apesar disso, a rubra o utiliza para treinamentos, que são realizados frequentemente no estádio.

CT do Bairro de Lourdes

O clube possui ainda uma imensa area, no Bairro de Lourdes na cidade de Anápolis, no terreno, foram construídos apenas 1 campo com arquibancada e a sede da escolinah do clube. O campo no CT do Bairro de Lourdes é utilizado apenas para treinamento das camadas jovens e da escolinha. O CT está mal cuidado, apesar de sua alta valorização, estima-se que a area tenha um valor de 4 milhões de reais.

CT do Renascer

O CT do Renacer, situado na cidade de Anápolis saída para Goiania, atrás do posto presidente, é utilizado pela Anapolina para treinamentos. O CT não pertence a Anapolina, apesar de ser uma das casas da Xata, e da frequente utilização para treinamentos.
Campo do Mago

O Campo do Mago, situado na Vila Fabril, próximo ao matadouro, saída para Campo limpo, foi durante muito tempo o principal local de treinamento da rubra, hoje em dia é pouco utilizado, pelo clube.

Treinamento no geral

Além do Valorizado CT do Bairro de Lourdes, do estádio Zeca Puglise, e do Estádio Jonas Duarte caldeirão colorado, a rubra também, utiliza alguns outros campos para treinamento, o campo do mago situado na Vila Fabril em Anápolis é um deles, o CT do renascer também. Ultimamente a xata tem treinado em um campo na cidade de Campo Limpo de Goiás, isso para fugir da agitação da cidade, e da pressão da torcida rubra. Os treinos fisicos são realizados em uma academia moderna situada no bairro Jundiaí, cidade de Anápolis.

Títulos

Nacionais

Vice-Campeão do Brasileiro Série B: 1981.

Estaduais

Vice-Campeonato Goiano: 3 vezes — 1981, 1983 e 2000.
Campeonato Citadino de Anápolis: 6 vezes — 1949, 1950, 1951, 1952 e 1960.

Ídolos

A melhor fase da história Anapolina foi no período de 1980 a 1982, no qual podem ser formadas três "seleções" dos jogadores que atuaram nesta época:

Seleção de Ouro: Dilon, Vinicius, Sidnei, Ribas e Nilton; Paulo Sérgio, Mateus e Nei; Jorge Cruz, Sávio e Rodrigues.

Seleção de Prata: Deo, Assis, Wilson Santos, Paulo Nelli e Eulálio; Roberto Chaves, Barão e Esquerdinha; Sinomar, Zé Carlos Paulista e Raimundinho.

Seleção de Bronze: Cantarelli, Wilson Soares, Gideone, Deirote e Robô; Mário, Armando, Paghetti e Zé Carlos; Osmário e João Paulo.

Ranking da CBF


Posição:
48º
Pontuação: 386 pontos

Rivalidade

A Anapolina tem como grande rival, o Anápolis,time que está em estado de concordata e disputa a 2ª divisão estadual.