quarta-feira, 14 de abril de 2010

Centro de Futebol Zico do Rio Sociedade Esportiva


Nome: Centro de Futebol Zico do Rio Sociedade Esportiva
Alcunhas: Azulão
Fundação: 12 de junho de 1996
Estádio: Antunes de Coimbra
Capacidade: 2.000 pessoas
Presidente: Bruno de Sá Coimbra
Treinador: Caco Espinoza

Centro de Futebol Zico do Rio Sociedade Esportiva é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de janeiro, fundada a 12 de julho de 1996.

História

Sua sigla, CFZ, significa "Centro de Futebol Zico", nome de seu fundador, o ex-jogador Zico. O time também possuiu uma "filial" em Brasília e outra na cidade de Imbituba, Santa Catarina.

O CFZ foi fundado no dia 12 de julho de 1996, data em que registrou seu contrato social, como geralmente ocorre com os clubes-empresas. Seu criador foi o ex-jogador Zico. O clube inicialmente chamou-se Rio de Janeiro Futebol Clube e entrou em atividade seis meses depois do primeiro aniversário do Centro de Futebol, no Recreio dos Bandeirantes. O projeto inicialmente foi concebido como uma escolinha de atletas chamada Nova Geração.

A primeira partida do CFZ ocorreu na categoria juvenil, contra o São Cristóvão, em Duque de Caxias, válida pela Copa Rio. Logo, o então Rio de Janeiro Futebol Clube teria de mudar de nome, pois já existia outro clube com o mesmo nome no estado. No dia 4 de fevereiro de 1998, o Centro de Futebol Zico é oficializado e o "do Rio" é acrescentado para manter a essência da idéia original.
A equipe profissional do CFZ estreou em competições oficiais no Campeonato Carioca da Terceira Divisão de 1997 e sagrou-se campeã da edição. Na partida do dia 27 de setembro, a equipe comandada por Jaime de Almeida derrotou o Duquecaxiense por 1 a 0, gol do japonês Takayuki Suzuki, e conquistou o título faltando uma rodada para o final do quadrangular decisivo.

O CFZ conquistou também o tricampeonato da Segunda Divisão de Juniores (1999, 2000 e 2002). Em 2000, o time juvenil alcançou o título estadual invicto, enquanto a equipe mirim levantou a taça no ano anterior.

O CFZ do Rio deu origem a uma filial sediada na cidade de Brasília: o homônimo CFZ. O clube brasiliense foi fundado no dia 1º de agosto de 1999, em sociedade com a empresa HPMA. Os dois clubes passaram a utilizar os mesmos jogadores e comissão técnica durante algum tempo.
Em 2010, firma parceria com o Flamengo. O clube da Gávea cederá atletas não aproveitados do time de juniores e profissionais para o time de Zico.

Títulos

Vice-Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 2001.
Campeonato Carioca da Terceira Divisão: 2 vezes 1997* e 2004
*Como Rio de Janeiro Futebol Clube.

Ranking da CBF

Posição: 317º
Pontuação: 1 ponto