quarta-feira, 28 de abril de 2010

Centro Social Esportivo(CSE)


Nome: Centro Social Esportivo
Alcunhas: Tricolor Palmeirense
Mascote: Índio Xucurú
Fundação: 21 de junho de 1947
Estádio: Juca Sampaio
Capacidade: 8.000 pessoas
Presidente: Eugênio Sampaio

O Centro Social Esportivo ou CSE é um clube brasileiro de futebol da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Suas cores são verde, vermelho e branco.

História

O CSE foi fundado em 21 de junho de 1947, porém já existia desde o ano de 1945. Possuiu uma grande equipe na época do amadorismo, sendo difícil de ser batido em Palmeira dos Índios. Criou uma grande rivalidade com o ASA de Arapiraca no interior do Estado.

O primeiro jogo foi disputado ainda em 1945, com um time formado por Dr. Pitta, Rosival Medeiros, Athaíde, Vanutério, Ercílio Luz, Luiz B. torres, Antônio Maia, Luis, Firmino Passos, Pedro Horácio, Oscar e Nezinho (1/2 Tostão), dentre outros. O primeiro presidente foi Nilo Barros.

A partir do ano de 1966 a disputar o Campeonato Alagoano da divisão principal. Na estréia na competição, empatou em zero a zero com o CSA no Mutange. Em 1977, o CSE decidia pela primeira vez o título do campeonato com o CRB, hove um jogo extra e o título acabou nas mãos do time da capital. No ano de 1987, um novo encontro das duas equipes e novamenmte o CRB leva a melhor.

No dia 7 de maio de 1997, o CSE mudou de nome: de Centro Social Esportivo, passou a se chamar Clube Sociedade Esportiva. A medida foi tomada pelos dirigentes para livrar o clube das dívidas que tinha com o INSS e outros credores. Inclusive o Juca Sampaio foi doado à Prefeitura de Palmeira dos Índios para que não fosse confiscado.

Em 2002, o CSE voltou à divisão especial. E como o número 7 parece ser místico na vida do CSE, após uma má campanha no estadual de 2007, o tricolor palmeirense foi rebaixado para a Segunda Divisão do futebol alagoano.

Em 2009, voltou para a primeira divisão alagoana e mais uma vez fez uma campanha fraca, mas desta vez conseguiu se manter na primeira divisão e acabou rebaixando o tradicional CSA. O Artilheiro da equipe nesta temporada foi Rogério com 9 gols.

Títulos

Vice-Campeonato Alagoano: 2 vezes 1977 e 1987
Campeonato Alagoano - 2ª Divisão: 2002.
Torneio Início: 1968.