quinta-feira, 1 de abril de 2010

Clube Atlético Sorocaba


Nome: Clube Atlético Sorocaba
Alcunhas: Galo
Fundação: 21 de fevereiro de 1991
Estádio: Walter Ribeiro
Capacidade: 12.525 pessoas
Presidente: Dr. Heung Tae Kim
Treinador: Karmino Colombini

Clube Atlético Sorocaba é uma agremiação esportiva da cidade de Sorocaba, fundada a 21 de fevereiro de 1991. Tem como suas cores o amarelo e vermelho, advindas da bandeira sorocabana.Apesar de ser um jovem clube, fundado em 1993, já possui muita história, tendo no seu currículo participações em duas edições da divisão principal do Campeonato Paulista; e por várias vezes também esteve presente na Série C do Campeonato Brasileiro.Em 2009, o Galinho, pela primeira vez conseguiu chegar até as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Junior.Atualmente a equipe profissional disputa a Série A2 do Campeonato Paulista de Futebol.


História

A História do clube está intimamente ligada à história do basquete feminino em sua época de ouro no Brasil. O clube surgiu inicialmente com a criação do time de Basquete feminino na cidade, que tinha como objetivo divulgar o esporte e o lazer.Durante a década de 1980 a equipe pussuía um elenco invejável, com estrelas como Hortência (que permaneceria no clube por 9 anos), Marta, Ana Mota, Branca, Janeth, Adriana, Vânia, Vanira, Cíntia Tuiú, Alessandra e Claudinha. Durante os jogos panamericanos de Cuba em 1991, das 12 jogadores da seleção, 6 defendiam o time sorocabano.

Um time com uma qualidade técnica dessa, só poderia resultar em uma trajeteória de sucesso, com a conquista de vários títulos nas principais competições que disputara.Em 1993, através de uma parceria do Atletico Sorocaba com a Nestlé para maior divulgação do Leite Moça, foi criada uma equipe feminina de vôlei na cidade, e a história também não foi muito diferente da do basquete.Atletas como Ana Moser, Karin Negrão, Fernanda Venturini e Ana Paula passaram pela cidade, trazendo mais tantos troféus como os do Campeonato Brasileiro e do Mundial Interclubes.Em 15 de março de 1993, finalmente surge o futebol, com a fusão da equipe de futebol masculina com o Clube Atlético Barcelona e também a união com o Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube.Ainda em 1993, a forte equipe criada, que continha em seu elenco Serginho Chulapa, disputou a Segunda Divisão do Futebol Paulista e conseguiu garantir o acesso para a Série A3 do Campeonato Paulista do próximo ano.

Títulos


Internacionais


Torneio Internacional da Independência: 2009.

Estaduais

Copa Paulista de Futebol: 2008.
Vice-Campeonato Paulista A2: 2003.
Vice-Campeonato Paulista A3: 2001.
Campeonato Paulista Série Extra: 1993.

Outras Conquistas


Vice Recopa Sul Brasileira: 2008.


Categorias de Base

Campeonato Paulista Sub-20 - 2ª Divisão: 2002.
Vice-Campeonato Torneio Internacional de Itu: 1993.
Copa São Roque de Futebol Sub18: 2009.


Ídolos



  • Luciano Henrique

  • Ricardo Xavier

  • Alemão

  • Maicosuel

  • Serginho Chulapa

  • Velloso


Rivalidade


O maior rival do Clube Atlético Sorocaba é o Esporte Club São Bento, com quem protagoniza um dos maiores clássicos do interior paulista, o dérbi sorocabano.
O confronto que ocorre desde 1993 parando a cidade de Sorocaba já teve 32 edições, com o Galo levando vantagem no duelo com 13 vitórias, contra 6 do Azulão, e 13 empates.

Partidas Históricas



No final do segundo semestre de 2009, a equipe disputou um amistoso contra a Seleção Norte-Coreana de Futebol, recém-classificada para a copa do mundo de 2010. Foi a primeira equipe sul-americana a participar de um jogo em solo norte-coreano, ainda mais contra a seleção nacional. O fato teve repercussão na vizinha Coreia do Sul, que reprisaria o jogo na KBS, segunda maior emissora no país, e primeira em transmissão fora do país. O jogo foi disputado no Kim Il Sung Stadium, na capital Pyongyang, sob a vista de vários membros da embaixada brasileira, e por cerca de oitenta mil torcedores, enquanto cerca de outros trinta mil que não conseguiram entrar ficaram do lado de fora assistindo a partida através de telões.
A partida foi bastante equilibrada, com as duas equipes tendo várias chances de abrir o placar, com o goleiro norte coreano fazendo várias defesas durante o jogo, que terminaria mesmo num empate sem gols.

Curiosidades



  • O jogo contra o Santacruzense em 2006 pela Copa Federação do Estado de São Paulo é até hoje lembrado pelo gol de gandula validado pela displicência da juíza Silvia Regina de Oliveira, com auxílio do bandeirinha Marco Antonio de Andrade Motta Jr.; tendo o vídeo do acontecimento atingido mais de duas milhões de visualizações na internet até o presente momento.

  • O técnico Paulo Roberto Santos, conhecido como "Luxemburgo do interior", e responsável por levar o clube pela primeira vez a Copa do Brasil, foi demitido logo após a derrota contra o Monte Azul em fevereiro de 2009, mesmo sendo o primeiro revés em 26 jogos. Em maio de 2009, a revista Trivela elegeu os escudos mais feios de clubes de futebol brasileiro, ficando o escudo do Atlético Sorocaba em terceiro lugar.

  • Em fevereiro de 2010 a equipe fez um amistoso contra a equipe Bravos de Maquis, time pertecente a primeira divisão do Campeonato Angolano de Futebol. O jogo terminou empatado em 1 a 1, com gol de Roger pelo lado atleticano.

Ranking da CBF


Posição: 159º
Pontuação: 29 pontos