sexta-feira, 30 de abril de 2010

Clube Recreativo e Atlético Catalano(CRAC)


Nome: Clube Recreativo e Atlético Catalano
Alcunhas: Leão, Leão do Sul.
Mascote: Leão
Fundação: 13 de Julho de 1931
Estádio: Genervino da Fonseca
Capacidade: 12.000 pessoas
Presidente: Roberto Silva
Treinador: Ney da Matta

O Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC) é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Catalão, no Estado de Goiás. Suas cores são o azul-claro (ciano) e o branco. Seu mascote é o leão. É a única equipe do interior do Estado de Goiás a ganhar mais de uma vez o título estadual da divisão principal e também que mais participou da decisão, (4 vezes), sendo vice-campeão em 1969 e 1997.

História

O CRAC é o clube de futebol mais antigo do Estado de Goiás, foi fundado no dia 13 de julho de 1931, disputando inicialmente somente torneios locais. Conquistou a segunda divisão goiana em três oportunidades e a Primeira Divisão em duas oportunidades. É também uma das equipes que mais vezes disputou a Segundona estadual: 14 vezes, ficando atrás somente do Goianésia Esporte Clube, que participou em 19 ocasiões, e do Monte Cristo Futebol Clube, de Goiânia, que disputou o torneio 15 vezes.

Em 2007, o clube terminou em 5º lugar o Campeonato Goiano, sendo convidado pela CBF para disputar o Série C. E enfrentando outros 63 times, não decepcionou: apesar de não conseguir o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B, terminou entre os 5 primeiros, à frente de equipes tradicionais como o Guarani (SP), o Paysandu (PA) e o Joinville (SC).

Em 2009, o clube terminou em 2º lugar no grupo A do Campeonato Goiano, se classificando, assim, para o Brasileirão 2009 - Série D.

Títulos

Estaduais

Campeonato Goiano: 2 vezes 1967 e 2004
Campeonato Goiano - 2ª Divisão: 4 vezes 1965, 1987, 2001 e 2003

Campanhas de destaque

Vice-campeonato Goiano: 2 vezes 1969 e 1997

Torcidas organizadas


  • Comando azul

Personalidades

Jogadores famosos


  • Alex Dias

  • Rômulo

  • Sandro Goiano

  • Vítor

Técnico famoso


  • Evair

  • Vacil - Preparador de goleiro (Preparador de goleiro das categorias de base da Seleção Brasileira de Futebol)

Rivalidades


  • CRAC vs Anapolina

  • CRAC vs Atlético Clube Goianiense

  • CRAC vs Goiás

  • CRAC vs Itumbiara

  • CRAC vs Morrinhos

  • CRAC vc Novo Horizonte

  • CRAC vs Vila Nova

Patrimônio

Estádio Genervino Evangelista da Fonseca

O Estádio Genervino Evangelista da Fonsecak (homenagem ao ex-deputado federal que doou o terreno para a construção do estádio), localiza-se na cidade de Catalão, no interior do estado de Goiás, Brasil. É um dos estádios mais antigos ou o mais antigo de Goiás e o primeiro a ter o campo de jogo totalmente gramado.

Além do J.K. em Itumbiara (Itumbiara Esporte Clube) é o único do interior goiano com placar eletrônico, além deles, somente o estádio do Goiás Esporte Clube e o Estádio Serra Dourada, que ficam na capital goiana possuem placar eletrônico. É o único do interior do Centro-Oeste que possui carro-maca para transporte de jogadores contundidos ou lesionados. Apesar de pertencer ao CRAC, atualmente o estádio é administrado pela Prefeitura Municipal de Catalão através de um contrato de comodato.

É a maior praça de esportes do sudeste goiano. Nele são disputados jogos do Campeonato Goiano de Futebol e do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C, além dos campeonatos amadores de Catalão e da região do entorno de Catalão. Em 2007, não pôde abrigar os jogos da terceira fase da série C do Campeonato Brasileiro.

Com a ajuda da comunidade através de doações e mão-de-obra, hoje tem capacidade para 12.000 espectadores. O estádio possui um gramado regular, 13 cabines para imprensa e tribuna de honra

Ranking da CBF

Posição: 173º
Pontuação: 23 pontos