segunda-feira, 19 de abril de 2010

Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista


Nome: Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista
Alcunhas: Alviverde, Bode , Bodão, Conquista
Mascote: Bode
Fundação: 21 de janeiro de 2005
Estádio: Lomantão
Capacidade: 15.000 pessoas
Presidente: Ederlane Amorim
Treinador: Ubirajara Veiga

O Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista é um clube de futebol brasileiro. Fica sediado na cidade de Vitória da Conquista, Bahia.

História

O clube foi fundado pelo ex-jogador Ederlane Amorim, com a proposta de resgatar as conquistas do futebol da cidade, outrora famoso, graças a times como o Conquista Esporte Clube, Humaitá, Serrano Sport Clube e Conquista Futebol Clube.

Foi iniciado, de fato, em 2001, com um trabalho voltado para a inclusão social, com objetivo de preparar os futuros atletas para o clube profissional. Essa proposta é consolidada com algumas participações em campeonatos locais e com a expansão do então Projeto Primeiro Passo para outras regiões do estado.

Em janeiro de 2005 foi fundado o Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista, legalmente instituído como equipe profissional. O Primeiro Passo, em seu site, traz uma promessa de "romper com os velhos vícios da cartolagem" e se considera "uma promessa".

A ascensão do ECPP foi meteórica. Seu único título do time profissional foi conquistado na Segunda Divisão (Camp. Baiano) em 2006, quando a equipe terminou invicta após 14 partidas, enfrentando equipes como o tradicional Galícia e o (então) forte Jacuipense.

No ano seguinte, fez uma campanha razoavelmente boa na primeira divisão estadual, levando o status de defesa menos vazada do campeonato.

Estádio

O ECPP realiza seus jogos no Estádio Lomanto Júnior, mais conhecido como Lomantão, em Vitória da Conquista, com capacidade para 15.000 Pessoas.

O estádio se encontra cercado por uma área verde que o torna um local ainda mais bonito, onde vários esportes além do futebol como ciclismo e atletismo são realizados e também alguns shows.

Fundação: 05 de novembro de 1966
Jogo Inaugural: Seleção de Vitória da Conquista x Seleção de Jequié
Capacidade: 15.000 torcedores sentados

RECORDE DE PÚBLICO :


ECPP Vitoria da Conquista x Vitoria: Campeonato Baiano da Primeira Divisão (31/01/2007)-
Público : 22.000 torcedores -
Publico Pagante : 15.455 torcedores

Títulos

Campeonato Baiano - 2ª Divisão: 2006.
Vice-Campeonato Baiano Junior 2ª Divisão: 2006.

Torcidas Organizadas

Torcida Organizada Criptonita: Maior torcida situada à esquerda das cadeiras do Estádio Lomanto Júnior; sempre cantante, muito organizada e presente em todos os jogos do ECPP. Possui várias bandeiras, um Camisão e recentemente inovou nos estádios Baianos lançando as Criptoliders, meninas que desensolvem passos de dança nos intervalos das partidas.


Torcida Organizada Gaviões do Jurema: Segunda maior torcida do time. Pouco vibrante, mas sempre presente, cantando seus sambas. Tem um grande bandeirão e um camisão.

Torcida Organizada Furia Conquistense: Terceira maior torcida, mas pouco presente em jogos.