domingo, 11 de abril de 2010

Esporte Clube São José


Nome: Esporte Clube São José
Alcunhas: Zequinha, O Mais Simpático do Rio Grande do Sul
Mascote: Santo José
Fundação: 24 de maio de 1913
Estádio: Passo D'Areia
Capacidade: 9.000 pessoas
Presidente: José Paulo Conceição Fernandes
Treinador: Argel Fucks

O Esporte Clube São José é um clube social brasileiro, sediado na zona norte de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Tem no futebol sua maior projeção, mas possui também equipes ativas nos departamentos de basquete e bocha. Os torcedores e admiradores costumam chamá-lo de "Zequinha" e "O mais simpático do RS". É atualmente o 3º clube de futebol de Porto Alegre em importância, atrás da dupla Grenal, estando há dez anos na primeira divisão do campeonato estadual.

História

O São José foi fundado no dia 24 de maio de 1913, por um grupo de alunos católicos do Colégio São José de Porto Alegre, derivando daí o nome da agremiação. O primeiro campo do clube foi num local chamado "Montanha", onde se localiza o Hospital Militar, na avenida Cristóvão Colombo, bairro Floresta.

O clube mudou várias vezes sua sede, até que em 1939 foi comprado o terreno do atual estádio, tendo sido inaugurado o Estádio Passo D'Areia em 24 de maio de 1940, tendo sido vencido na ocasião pelo Grêmio por 3x2. Atualmente o estádio já não possui mais nenhuma arquibancada da época, que eram de madeira. No lugar hoje existem 3 arquibancadas, nas duas laterais e uma atrás do gol da avenida Assis Brasil, todas totalmente cobertas, que somadas comportam cerca de 10.000 espectadores. A sede do clube possui ainda salão de festas, churrascaria, ginásio, piscina e quadras sintéticas de futebol para aluguel, estrutura que muitos clubes do interior não possuem.

No final dos anos 1960 houve uma fusão do São José com o Clube de Regatas Almirante Barroso. A agremiação chegou a ser apelidada "Zé Barroso". O uniforme apresentava camiseta com listras largas azuis e brancas. Nessa época o "Zequinha" conquistou um dos maiores títulos da sua história, a Copa Governador do Estado em 1971.

Em 1981, treinado por Vasques, o São José foi campeão da Segundona, conquistando o direito de disputar a Divisão Especial em 1982. O time, porém, enfrentou problemas e foi rebaixado no mesmo ano. Voltou a primeira divisão em 1996, depois de uma parceria com o Renner. Durante esta parceria, o São José usou um uniforme em vermelho e branco como o velho Renner.

Em 1998, num lance de marketing ousado, o São José contratou o centroavante Careca, ex-São Paulo e Napoli para atuar em alguns jogos do Gauchão.

O time da Zona Norte tem como principais façanhas ter sido duas vezes vice-campeão do Citadino de Porto Alegre, em 1937 e em 1948, campeão da Copa Governador do Estado, em 1971, campeão do torneio de acesso em 1963, e campeão da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho em 1981. Está na elite do futebol gaúcho desde 1999. Sua melhor colocação na primeira divisão foi um 6º lugar em 2001.

Em âmbito nacional o São José disputou o Campeonato Brasileiro da Série C nos anos de 1997, 1998, 2001 e 2003 e da Série D em 2009. Disputou também a Copa São Paulo de Futebol Juniores, em 2007 e 2008

No ano de 2006 fez boa campanha no Campeonato Gaúcho, alcançando a classificação para a segunda fase com uma rodada de antecedência. No andamento do Campeonato Gaúcho de 2007, o clube ousou e fez a contratação mais impactante de sua história, ao trazer o experiente e renomado goleiro Danrlei, ex-Grêmio. Para a temporada 2008, outro grande nome do futebol estadual foi contratado, o atacante Fabiano, ex-jogador do Inter, e isso somado à outros bons jogadores, rendeu ao São José novamente o 7º lugar, repetindo a boa campanha de 2006.

Títulos

Estaduais

Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão: 2 vezes — 1963 e 1981.
Vice-Campeonato Gaúcho 2ª Divisão: 1996.
Copa Governador do Estado: 1971*.
*Com o nome de Barroso-São José.

Ídolos


  • Beto Almeida

  • Ênio Andrade

  • Foguinho

  • Elustondo

  • Carlos Miguel

Curiosidades


  • Apesar de nunca ter conquistado um grande título, o Esporte Clube São José pode se vangloriar em ter sido o primeiro time sul-americano a viajar de avião. A FIFA registra a excursão inédita do Zequinha a Pelotas em 1927, num hidroavião. A viagem ocorreu no domingo, 5 de junho, e durou 2 horas. A Varig, que possuia apenas 1 hidroavião modelo Dornier Wal, solicitou na semana que antecedeu a viagem o peso exato dos jogadores para obter o melhor desempenho do aparelho. O vôo teve como comandante Rodolfo Cramer.

  • O São José foi o último clube da carreira profissional do atacante Careca, ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, que saiu da aposentadoria para realizar alguns jogos oficiais pelo time gaúcho.

Torcidas organizadas

Os Guaipeca: Torcida formada em 2005 por alguns fiéis seguidores do clube que acompanham-o seja aonde for. Seus integrantes já viajaram independentemente para incentivar o São José em estados como Santa Catarina e Paraná. Usam apenas camisetas do São José, não podendo ser caracterizadamente como uma organizada padrão. São pessoas que tocem apenas pelo São José e não aceitam que alguém possa torcer para 2 clubes na mesma cidade ou estado, conquistando assim a antipatia de parte de simpatizantes. O mascote da torcida é o Muttley, popular cão dos desenhos animados. Nos jogos em casa, localizam-se na cerca.

Os Farrapos: Composta por um grupo de jovens que aderiram a ideologia barra brava de torcer. Fundada em 2007, a torcida, com seus cânticos e instrumentos, deu um novo ânimo ao estádio Passo D'Areia, antes monótono. É a maior torcida do São José em atividade, formada por torcedores do Grêmio e do Inter.

Ranking da CBF

Posição: 244º
Pontuação: 4 pontos