domingo, 25 de abril de 2010

Esporte Clube Tigres do Brasil


Nome: Esporte Clube Tigres do Brasil
Alcunhas: Fera da Baixada
Fundação: 19 de janeiro de 2004
Estádio: Estádio de Los Larios
Capacidade: 6.000 pessoas
Presidente: Aristóteles Larios
Treinador: Carlos Alberto Oliveira

Esporte Clube Tigres do Brasil é uma agremiação esportiva da cidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 19 de Janeiro de 2004.

História

Criado como Esporte Clube Poland do Brasil, devido a uma parceria com a Poland Química, empresa de produtos químicos para a exploração de petróleo, no final de 2004, com a profissionalização do clube, a diretoria rebatizou o time como Esporte Clube Tigres do Brasil, mas ainda existe ligação com a empresa supracitada.

Em 2005, o Tigres do Brasil terminou na quarta colocação no Campeonato Carioca da Terceira Divisão. Naquele mesmo ano, a equipe caxiense conquistaria o título da Copa Rio, ao vencer o Macaé Esporte na decisão.

Em 2006, o Tigres do Brasil garantiu uma vaga para a disputa do Campeonato Carioca da Segunda Divisão do ano seguinte, após terminar em terceiro na seletiva.
Em 2008, o Tigres ficou em segundo lugar no Campeonato Carioca da Segunda Divisão e garantiu acesso pela primeira vez na Primeira Divisão de 2009.

Em 2009, consegue se manter na Primeira Divisão do Campeonato Carioca e se sagra campeão carioca da categoria Juniores da Primeira Divisão, ao vencer a Taça Guanabara e Taça Rio, um feito inédito para o clube de Xerém. A equipe de juniores conquistou de forma inédita o Campeonato Estadual da Primeira Divisão da categoria, após 22 anos em que um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro não faturam o título. O último campeão entre os times de menor investimento foi o Bangu Atlético Clube em 1987. Naquele mesmo ano, a equipe caxiense conquistaria seu segundo título da Copa Rio, ao vencer o Madureira na decisão.

Em 2010, o clube estreou em competições nacionais enfrentado o Fortaleza pela Copa do Brasil 2010, no Estádio De Los Larios, a partida acabou empatada em 2 a 2.
A administração do clube adota um modelo de gestão empresarial e é gerido pela empresa Poland do Brasil.


Em uma área de 240 mil metros quadrados, estão localizados cinco campos oficiais, um campo reduzido para goleiros, sala de musculação, piscina, área de lazer e alojamentos para os atletas do clube.

O Estádio De Los Larios tem capacidade para 11 mil pessoas - que era o antigo Centro de Treinamento do clube - e se localiza em Xerém, distrito de Duque de Caxias. Apesar de ter mandado todos os seus jogos no estádio durante a segunda divisão do campeonato estadual, o estádio foi inaugurado oficialmente em janeiro de 2009, em um amistoso realizado pelo time da casa e o Danúbio, do Uruguai. O jogo terminou em um empate por 4 a 4.

Títulos

Estaduais

Copa Rio: 2005 e 2009.

Categorias de Base

Campeão da Taça Guanabara de Juniores (Primeira Divisão): 2009
Campeão da Taça Rio de Juniores (Primeira Divisão): 2009
Campeão Estadual de Juniores (Primeira Divisão): 2009