terça-feira, 20 de abril de 2010

Grêmio Atlético Coariense


Nome: Grêmio Atlético Coariense
Alcunhas: Águia da Floresta
Mascote: Águia
Fundação: 6 de Janeiro de 1977
Estádio: Brasil de Melo (pouco usado) e José Rosquildes (oficial)
Capacidade: 6.500 pessoas
Presidente: Ossias Josino
Treinador: Jeferson Oliveira

O Grêmio Atlético Coariense é um clube de futebol brasileiro da cidade de Coari, interior do estado do Amazonas. Apesar de ser um clube relativamente novo, conquistou o campeonato estadual de 2005.

História

O Grêmio Coariense foi fundado em 6 de janeiro de 1977 na cidade de Coari, cidade da região do médio Amazonas. Após várias disputas no futebol amador, o tricolor ganhou vários títulos na cidade, principalmente nos anos 90. Em 1991, por ocasião do Torneio da Amazônia ajudou a Seleção Local (cedendo vários jogadores) a jogar contra o São Raimundo de Manaus. Em Coari o resultado foi 0 x 0 e em Manaus, 0 x 2. Em 2003 houve a Copa Integração e o "Gavião" chegou ao vice-campeonato, com os resultados (0 x 0 e 0 x 1), ganhou o Sul América de Manaus.
O começo da era profissional

Em fins de 2003 a diretoria do Clube inscreveu o Grêmio no profissionalismo da FAF (Federação Amazonense de Futebol) e em 2004 já jogava em tal situação.

A estreia no Campeonato e na Série C

Em 2004, Coari esteve em festa. Pela primeira vez, um clube da cidade disputava o Campeonato Amazonense. O Grêmio confirmou sua intenção em seguir toda a cartilha da CBF para se profissionalizar, dentre as quais, incluíam: times em todas as categorias de base; estádio com mais de 5000 lugares sentados; pagamento de diversas taxas, sede social própria, etc. O Grêmio Coariense é dirigido pelos irmãos Paçoca e Tição, que no final da década de 80 brilharam no Princesa do Solimões. Em 2004, foi a grande surpresa do campeonato amazonense de 2004 e ficom em bom plano na Série C nacional.

No primeiro Turno do "Amazonão", a equipe chegou à finalíssima empatando com o São Raimundo no Estádio Brasil de Melo (0 x 0).

Chegou ao vice amazonense de futebol e disputou a Série C do Brasileirão, estreando no dia 1 de agosto vencendo ao Rio Branco Sport Club (Campeão da Copa Norte 1997) em Rio Branco por 1 x 0.

O título

Campeão. Esse foi o grito da torcida do Grêmio Coariense em 2005. Foi campeão vencendo o Nacional, um dos grandes clubes amazonenses. Foram muitas as críticas sobre o time, mas é preciso reconhecer que o esforço foi grande para chegar lá onde chegou.

O pedido de licença repentino

Em 2007, o Grêmio Coariense pediu licença em 2007 em função de dívidas.

Ídolos



  • Paçoca


  • Ticão


  • Luís Carlos Winck


  • Dionatã


  • Cleuter


  • Leandro Marangon

Títulos

Campeonato Amazonense: 2005.
Vice-Campeonato Amazonense: 2004.

Ranking da CBF

Posição: 196º
Pontuação: 15 pontos