sexta-feira, 30 de abril de 2010

Grêmio Esportivo Sapucaiense


Nome: Grêmio Esportivo Sapucaiense
Alcunhas: Rubro-negro, Sapuca, Sapo
Mascote: Sapo
Fundação: 28 de julho de 1941
Estádio: Arthur Mesquita Dias
Capacidade: 3.000 pessoas
Presidente: Ibanor Catto
Treinador: Helton Petry

O Grêmio Esportivo Sapucaiense é um clube de futebol brasileiro da cidade de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Suas cores são o vermelho e o preto.

História

O Grêmio Esportivo Sapucaiense foi fundado em 28 de julho de 1941, após o fechamento do Grêmio Esportivo Iraí, clube fundado em 1936, de cores vermelho e preto, do qual o Sapucaiense herdou os uniformes e o campo, situado no mesmo lugar onde hoje localiza-se o Arthur Mesquita Dias.

De sua fundação até o ano de 2004, o Sapucaiense foi um clube amador que se destacava nos campeonatos municipais de Sapucaia do Sul, rivalizando com equipes amadoras tradicionais da cidade. Seus principais adversários eram o Vera Cruz, a Vila Vargas, o Sial e o Taurus, times com os quais o Sapucaiense disputava acirrados clássicos.

Ao longo dos anos o Sapucaiense foi se destacando e passou a disputar competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) com suas equipes das categorias de base.

Em 1999 a FGF lançou um campeonato estadual amador entre cidades para garotos com idade até 21 anos, denominado Copa Sul 21. O Sapucaiense representou Sapucaia do Sul e foi campeão.
Essa ascensão do Sapucaiense culminou com a sua profissionalização em 2005, quando passou a disputar o Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão e a Copa FGF.

Já em 2005, no seu primeiro ano como profissional, o Sapucaiense chegou à fase semifinal do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão e demonstrou competência como estreante.

Em 2006 o clube ficou em 17º lugar na 2ª Divisão, mas fez uma boa campanha na Copa FGF, sendo eliminado apenas nas quartas-de-final pela equipe B do Grêmio, que sagrou-se campeã do torneio.

Mas o grande acontecimento na história do Sapucaiense ocorreu em 2007. Nesse ano o clube foi campeão da 2ª Divisão do Campeonato Gaúcho, marco que fixou o rubro-negro de Sapucaia do Sul no cenário do futebol profissional do Rio Grande do Sul e garantiu o acesso do clube, pela primeira vez, à 1ª Divisão do Gauchão.

No Gauchão de 2008 o Sapucaiense fez uma campanha excelente, acima das expectativas de um estreante na 1ª Divisão e encerrou o campeonato num honroso 6º lugar. Uma campanha histórica para o clube e para a cidade.

Porém, no Gauchão de 2009 o Sapucaiense fez uma campanha irregular, muito abaixo das expectativas projetadas, e terminou a competição em 15º lugar, retornando para a segunda divisão.

Títulos

Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão: 2007.