segunda-feira, 19 de abril de 2010

Madureira Esporte Clube


Nome: Madureira Esporte Clube
Alcunhas: Tricolor Suburbano, Madura
Torcedor: Tricolor Suburbano
Mascote: Zé Carioca
Fundação: 8 de agosto de 1914
Estádio: Conselheiro Galvão
Capacidade: 3.314 pessoas
Presidente: Elias Duba
Treinador: Antônio Carlos Roy

Madureira Esporte Clube é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 8 de agosto de 1914.

História

Fundado por comerciantes do bairro de Madureira, é um dos times mais tradicionais do Rio de Janeiro. Também é conhecido como o Tricolor Suburbano, pelas cores de sua camisa em listras verticais grenás, azuis e amarelas; compõe o uniforme, calções azuis e meias tricolores com as cores da camisa. Em 1949, o time do Madureira foi vice-campeão estadual.

Buscando ampliar as atividades esportivas do clube, em 12 de outubro de 1971 foi criado o Madureira Esporte Clube, sendo a fusão de Madureira Atlético Clube, Madureira Tênis Clube e Imperial Basquete Clube. Apesar disso, oficialmente a data de fundação do Madureira é 8 de agosto de 1914, data de fundação do Fidalgo.

A vocação do Madureira sempre foi a de um clube revelador de talentos, frequentemente conseguindo bons resultados nas Categorias de Base, tanto que no ano de 1974 sagrou-se campeão carioca de juniores, em 1998 de juvenis e em 1997 e 2000 de infantis, já tendo revelado jogadores como Waldo Machado, Evaristo de Macedo, Jair Rosa Pinto, Lelé, Isaías, Marcelinho Carioca, Iranildo, Souza e Léo Lima.

Também passou pelo clube o jogador Derlei, que mais tarde viria a ser campeão da UEFA Champions League e Mundial de Clubes pelo FC Porto.

Em 2006, o Madureira, comandado por Alfredo Sampaio, sagrou-se vice-campeão carioca da 1º Divisão de profissionais, tendo conquistado ainda nesse campeonato, a Taça Rio, segundo Turno do Campeonato Carioca.

Em 2007, fez excelente campanha no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, goleando inclusive, o Flamengo por 4 x 1, com 4 gols do atacante Marcello. Entretanto, no jogo seguinte, o Madureira foi derrotado pelo mesmo Flamengo, sendo eliminado da competição.

Inauguração do Estádio Conselheiro Galvão



  • MADUREIRA AC 4 x 2 FLUMINENSE FC

Data: 15 / 06 / 1941 Local: Rua Cons. Galvão, Madureira, Rio de Janeiro (RJ) Árbitro: José Ferreira Lemos "Juca da Praia" Competição: Campeonato Carioca Gols: 1° tempo: Flu 1 a 0, Rongo; Final: Madureira 4 a 2, Oseas, Rongo, Isaías, Jorginho e Isaías. Madureira: Alfredo, Benedicto e Ápio; Octacílio, Jair e Alcides; Jorginho, Lelé, Isaías, Jair Rosa Pinto e Oseas. Fluminense: Maia, Moysés e Machado; Bioró, Spinelli e Afosninho; Pedro Amorim, Pedro Nunes, Rongo, Tim e Hércules.


Títulos

Taça Rio: 2006
Torneio Início: 2 vezes 1939 e 1957
Campeonato Carioca de Futebol Amador: 1939
Campeonato Carioca - 2ª Divisão: 1993
Torneio Integração Taça Governador Faria Lima: 1975
Torneio Integração Taça Murilo Portugal: 1978

Ranking da CBF

Posição: 203º
Pontuação: 12 pontos