segunda-feira, 26 de abril de 2010

Moto Esporte Clube


Nome: Moto Esporte Clube
Alcunhas: Timão, Moto
Torcedor: Motense
Mascote: Papai Noel (Alvi Rubro)
Fundação: 13 de maio de 1952
Estádio: Sede Campestre
Mando de jogo em: Aluizio Ferreira

Capacidade: 8.000 pessoas
Presidente: Jairo Guedes
Treinador: Marcos Sequetto

O Moto Esporte Clube, mais conhecido como Timão, é um clube de futebol brasileiro, da cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Suas cores são vermelho e branco.

O clube teve seu auge no futebol estadual durante a era amadora, anterior à 1991, quando conquistou o campeonato estadual em 10 oportunidades.

Criado para disputar um torneio de futebol em homenagem ao aniversário do deputado federal Aluízio Ferreira, em 1952, uma competição entre funcionários da administração do então Território Federal, o Moto Clube era constituído àquela altura apenas por motoristas, mecânicos e auxiliares da Garagem do Território, sob comando do mecânico Eduardo Lima e Silva, o "seu Dudu", técnico da seleção do Guaporé que disputava o Campeonato Brasileiro de Seleções e do atleta Pirralho.

O que era o "time da Garagem", logo o Moto entrou na disputa do campeonato da FDG - Federação de Desportos deo Guaporé, e em 1954 foi campeão pela primeira vez.
Estrutura

Sede Campestre

O Moto Clube têm hoje um grande Patrimônio, sendo sua Sede Campestre com uma area de 48ha (600m x 800m) localizada às margens da Rodovia BR-364, bem concorrida com Parque Aquático, Restaurante, quadras de Tênis e Volley de Areia, Estacionamento, Chalés, Salão para Eventos e Campo de Futebol com medidas oficiais.

Sede Social

Localizada em área nobre da cidade de Porto Velho, a sede social possui toda a infra-estrutura para o bom atendimento dos sócios e tambem dispõe de Academia de Ginástica.

Torcidas organizadas



  • Torcida Terremoto


  • Torcida Sangue Alvirubro

Curiosidades e Feitos

Curiosidades

O Moto Clube foi o 1º clube da Amazônia Ocidental a jogar no Maracanã, a partida foi disputada em 21 de Agosto de 1969 conta a Seleção da Petrobras, na preliminar de Brasil x Colômbia, o Timão foi convidado pela antiga CBD(Confederação Brasileira de Desportos), hoje CBF - Confederação Brasileira de Futebol e o resultado foi um empate em 3 a 3. Os gols do Moto Clube foram de Manoel, Bacu e Walter Santos.

Feitos

O dia 17 de Julho de 1977 jamais será esquecido pelo torcedor do Moto Clube de Porto Velho. Nesta data, o torcedor vibrou, chorou e comemorou juntamente com sua equipe a conquista do mais importante título da história do futebol rondoniense, o Torneio Integração da Amazônia, o popular Copão da Amazônia. O Moto Clube venceu o Rio Branco, do Acre, por um placar apertado e conquistou o título, que voltou a se repetir um ano depois no dia 13 de Setembro de 1978, contra o mesmo adversário.

Rivalidades

Timão e Ferrim

O maior rival do Timão é o Ferroviário, ou simplesmente Ferrim, com este o Timão protagoniza o grande clássico do futebol Rondoniense, que nos anos 70-80 movimentou bastante a população Portovelhense,

Mascote

O time do Moto Clube é representado pelo "bom velhinho", o Papai Noel. O Clube é o mais antigo em funcionamento em Rondônia. O mascote representa assim toda a tradição e fanatismo com suas vestimentas em Vermelho e Branco.

Títulos

Regionais

Torneio Integração da Amazônia: 2 vezes 1977 e 1978

Estaduais

Campeonato Rondoniense: 10 vezes 1954, 1968, 1969, 1971, 1972, 1975, 1976, 1977, 1980 e 1981
Campeonato Rondoniense - 2ª Divisão: 2009