sábado, 10 de abril de 2010

Nacional Atlético Clube


Nome: Nacional Atlético Clube
Alcunhas: Ferrinho, Naça, NAC
Mascote: Ferroviário
Fundação: 16 de fevereiro de 1919
Estádio: Nicolau Alayon
Capacidade: 9.650 pessoas
Presidente: Airton Franco Santiago
Treinador: Vampeta

História

Ainda que não seja a data de fundação do clube, em 14 de abril de 1895 ocorreu o primeiro jogo de futebol do Brasil entre São Paulo Railway e Companhia do Gás.

Porém, apenas em 16 de fevereiro de 1919, funcionários da São Paulo Railway organizaram um time de futebol com caráter semi-profissional, com o nome da própria companhia. Contudo, o clube só viria a participar de um Campeonato Paulista em 1936, pela Liga Paulista de Futebol, quando obteria a nona colocação, entre 11 participantes. Em 1939, o SPR obteria sua melhor colocação em Campeonatos Paulistas: um honroso quarto lugar, atrás apenas de Corinthians, Palestra Itália (hoje Palmeiras) e Portuguesa, além de ter o terceiro melhor ataque. Seis anos depois, Passarinho seria o único jogador do time a conquistar a artilharia de um Paulistão, marcando 17 gols, a mesma marca de Servílio de Jesus, do Corinthians. No ano seguinte, a concessão da São Paulo Railway terminou e o clube teve de ser rebatizado, como Nacional Atlético Clube. No seu primeiro jogo com nome e uniforme novos, disputou um amistoso com o Flamengo, jogando o primeiro tempo como SPR e o segundo, como Nacional. Com o Pacaembu lotado, o time acabou perdendo por 4-2. O estádio Nicolau Alayon (com capacidade para cerca de 10 mil pessoas), de propriedade do clube, é um dos únicos no Brasil a homenagear um estrangeiro. Alayon, uruguaio de Montevidéu, foi um dos mais entusiastas dirigentes do time da Água Branca.

Mesmo sem ter muitas participações na elite do futebol paulista, o Nacional tem tradição na Copa São Paulo de Juniores, sendo campeão em 2 oportunidades.

Entre os jogadores revelados pelo Nacional, encontram-se Deco (Chelsea), Dodô (Vasco), Kahê (Borussia Mönchengladbach), Paulo César (Corinthians) e Magrão (Internacional) (Caíque Mafra)

Curiosidade: Alexandre Silva ou melhor Silva, autor do famoso gol de bicicleta no Pacaembú, teve passagem pelo clube.

Títulos

Estaduais

Campeonato Paulista - Série A3: 2 vezes 1994, 2000

Torneio Início: 1943

Categorias de base

Copa São Paulo de Futebol Jr: 2 vezes 1972 e 1988

Ranking da CBF


Posição: 278º

Pontuação: 2 pontos


Rivalidade


O Nacional mantém uma grande rivalidade com o Juventus. O clássico entre os dois clubes é conhecido como "Juve-nal"