quinta-feira, 22 de abril de 2010

Roma Esporte Apucarana


Nome: Roma Esporte Apucarana
Alcunhas: Roma
Fundação: 14 de Dezembro de 2000
Estádio: Bom Jesus da Lapa
Capacidade: 12.000 pessoas
Presidente: Sérgio Kowalski
Treinador: Carlos Sérgio Fabiano

O Roma Esporte Apucarana é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Apucarana, no Estado do Paraná.

Foi fundado no dia 14 de dezembro de 2000. Manda jogos no Estádio Bom Jesus da Lapa. Suas cores são azul, amarelo e branco e seu fornecedor de material esportivo é a Nakal.

História

Com o dinheiro da empresa Roma Incorporadora, a equipe do Roma foi criada no começo de 2000 em Barueri, São Paulo. Foi o sonho de João Wilson Antonini, conhecido como Kiko. O nome do clube é uma homenagem à mãe do fundador-presidente, que se chamava Romilda Antonini, e seus descendentes italianos. Em seu primeiro campeonato, o time de Barueri conquistou o vice-campeonato Sub-20 da Segunda Divisão em 2000, e em sua primeira Copa São Paulo foi campeão.

O Roma, que se sagrou campeão da Copa São Paulo de Juniores, criou uma nova equipe de futebol em Apucarana, norte do Paraná, , para a disputa da Terceira Divisão estadual. A equipe fechou uma parceria com a prefeitura da cidade. Usou boa parte dos juniores campeões da Copa São Paulo. Em poucos anos, a Roma alcançou a primeira divisão do Paranaense. O Roma Apucarana é um time completamente novo. Diferente do Apucarana Futebol Clube que desde 1995 oscilava entre a segunda e a primeira divisão do Paranaense e em 1999 acabou sendo extinto. A única semelhança entre os dois times será o estádio. As partidas do Roma serão mandadas no Estádio Municipal Bom Jesus da Lapa, o mesmo usado pelo antigo Apucarana. A prefeitura tem tentado que o clube troque suas cores atuais pelas do antigo Apucarana FC(vermelho, preto e branco).

Observa-se que em poucos anos a Roma apresentou significativa evolução alcançando a primeira divisão do Paranaense. Sendo que, nos dois anos seguintes (2004 e 2005), o time de Apucarana se classificou entre as oito melhores equipes do estado. Com destaque ao ano de 2005, chamando a atenção pelas três vitórias sobre as equipes da capital: vencendo o Paraná Clube duas vezes (1 x 0 e 3 x 1) e o Coritiba, uma (1 x 0) . Nesta temporada, a equipe revelou o atacante Caetano, despertando o interesse do Atlético Paranaense que contratou o jogador.

Em 2006, o Roma não foi além da primeira fase no Campeonato Paranaense, todavia, terminou o ano com expressivos resultados em vista da boa administração e organização da equipe no segundo semestre. Resultando na maior conquista da equipe, o título da Copa dos 100 Anos do Futebol Paranaense, que deu o direito aos Roma de Apucarana participar do Campeonato Brasileiro de Futebol-Série C de 2007 e da Copa do Brasil de 2008, ocasionando grande repercussão em todo Estado dando imensa alegria aos dirigentes, jogadores e torcedores de Apucarana.

Sem conseguir repetir a ótima campanha da Copa dos 100 anos no Campeonato Paranaense 2007,a equipe de Apucarana sofreu o rebaixamento neste mesmo campeonato e em 2008 disputará a Divisão de Acesso, o equivalente à segunda divisão estadual e a Copa do Brasil. Enfrentará o Volta Redonda(RJ) na primeira rodada no estádio Bom Jesus da Lapa.

O Roma desde o fim do campeonato paranaense é comando por Sérgio Kowalski, um dos donos da Kowalski Alimentos com sede em Apucarana. Ele contratou jogadores como o goleiro Oliveira e o atacante Edenílson, artilheiro do campeonato paranaense de 2007 pelo campeão estadual Paranavaí. Atualmente a equipe conta com duas torcidas organizadas, a Dragão do Norte e a Romaníacos.

Em 2009 o Roma vem fazendo boa campanha na Série Prata do Campeonato Paranaense de Futebol estáem terceiro lugar, e brigando por uma vaga para à Série Ouro de 2010.Neste ano de 2009 o estádio Bom Jesus da Lapa ganhará iluminação paga pela Prefeitura Municipal de Apucarana, um investimento de 297 mil reais.

O Roma terminou a série prata de 2009 com a terceira posição e não conseguiu o acesso para a primeira divisão.

Títulos

Copa dos 100 Anos: 2006.

Ranking da CBF

Posição: 255º
Pontuação: 3 pontos