quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sport Club Ulbra Ji-Paraná


Nome: Sport Club Ulbra Ji-Paraná
Alcunhas: Coruja
Mascote: Coruja
Fundação: 1 de Abril de 2005
Estádio: Biancão
Capacidade: 7000 pessoas
Presidente: José Luiz Duizith
Treinador: João Carlos Cavalo


O Sport Club Ulbra Ji-Paraná é um clube de futebol brasileiro sediado na cidade de Ji-Paraná, no Estado de Rondônia. Suas cores são vermelho, azul e branco.

História

A Ulbra Ji-Paraná foi fundada no dia 1º de abril de 2005, pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ulbra), aos moldes do Sport Club Ulbra do Rio Grande do Sul, que também pertence à Universidade Luterana do Brasil.

Logo em seu primeiro ano de existência, a Ulbra sagrou-se campeã da Segunda Divisão rondoniense. A decisão ocorreu contra o Grêmio de Espigão d'Oeste. Na primeira partida, na casa do adversário, um empate sem gols. Em Ji-Paraná, a Ulbra derrotou o Grêmio de Espigão d'Oeste por 1 a 0, gol do atacante Cézar (artilheiro da competição), conquistando o título e a vaga à Primeira Divisão estadual.

Nos dois anos seguintes, a Ulbra Ji-Paraná consolidou a sua supremacia estadual, ao conquistar as duas edições do Campeonato Rondoniense. Em 2006, o título foi obtido sobre o Vilhena. Após vencer o primeiro jogo por 1 a 0, a Ulbra Ji-Paraná perdeu a segunda partida da decisão pelo mesmo placar, com um gol de pênalti convertido por Miro. Porém, ficou com o título por ter realizado a melhor campanha da competição.

Em 2007, a Ulbra Ji-Paraná sagrou-se bicampeã estadual, vencendo o Jaruense por 3 a 2 no tempo normal, e na prorrogação por 2 a 1, em partida realizada no Estádio Biancão.

No mesmo ano, a Ulbra Ji-Paraná escreveu a mais importante história do Futebol de Rondônia na Copa do Brasil. Venceu o Santa Cruz (PE) em casa por 2x0 e no Arruda por 2x1. Foi para a segunda fase e encarou o Coritiba, empatando de 2x2 em casa, mas perdeu no Couto Pereira por 1x0.

Fim de suas atividades

Por trás de tantas glórias obtidas em tão curto espaço de tempo, estava um fator que pesou muito para o fim das atividades do Sport Club Ulbra Ji-Paraná: a falta de retorno. Seu principal objetivo (atingir a série B do brasileiro) se tornou distante após a criação da série D e da falta de incentivo que a equipe possuía. Com isso, a entidade CEULJI/ULBRA decidiu por suspender as operações da equipe e investir na criação de novos cursos e na modernização de seu campus. Essa notícia deixou o estado de rondônia triste por perder uma grande equipe, vitoriosa, organizada e profissional.Mas recuperou as forças e retornou ao futebol.

Títulos

Campeonato Rondoniense: 3 vezes 2006, 2007 e 2008
Campeonato Rondoniense - 2ª Divisão: 2005