quarta-feira, 28 de abril de 2010

Uberaba Sport Club


Nome: Uberaba Sport Club
Alcunhas: Colorado, Zebu
Mascote: Boi Zebu
Fundação: 15 de julho de 1917
Estádio: Uberabão
Capacidade: 20 000 pessoas
Presidente: Luiz Humberto Alves Borges
Treinador: Marcos Birigui

O Uberaba Sport Club é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Uberaba, no estado de Minas Gerais. Seu mascote é o zebu e suas cores são o vermelho e o branco.

História

Uberaba Sport Club foi fundado em 15 de julho de 1917. Os apaixonados pelo futebol da cidade de Uberaba cooperavam como podiam para alcançar uma meta: criar um grande clube. A sede do clube é o Estádio Boulanger Pucci desde a fundação do clube até hoje. Todas as partidas eram disputadas no Boulanger Pucci, mas com o crescimento da torcida, foi construído pela prefeitura o Estádio Municipal Engenheiro João Guido, ou mais conhecido como Uberabão. Por Uberaba ser a capital do Zebu, foi escolhido o boi Zebu para mascote do colorado.

Profissionalização

No dia 25 de dezembro de 1917, foi realizada a primeira partida do Uberaba SC de que se têm notícia. O jogo, contra um time amador de Araguari e terminou com a vitória do Uberaba por 3x0.

Na década de 40, a equipe do São Paulo, time do astro na época Leônidas da Silva, e o Atlético Mineiro, proporcionaram grandes partidas com o Colorado no Estádio Boulanger Pucci. Em um inesquecível jogo contra o time mineiro, brilhou a estrela de um uberabense que fez história: Wilson Frade, apelidado de "Ticrila", responsável por um dos 3 gols da vitória por 3x2.

Nos anos 50, o USC ganhou seguidamente o Campeonato do Triângulo, até voltar a disputar o Campeonato Mineiro, onde foi bicampeão do interior.

Em 1976, em sua primeira participação em campeonatos brasileiros, o Uberaba venceu o primeiro jogo em uma competição de alto nível. Em jogo válido pela terceira rodada, no dia 12 de setembro de 1976, o Uberaba derrotou a Portuguesa de Desportos, com um gol do lateral Alfinete.

No Campeonato brasileiro de 1977, ocorreu uma das mais vibrantes vitórias do Uberaba Sport Clube em todos os tempos. Com dois gols de Naim e dois de Paulo Luciano, o USC venceu o Santos. O resultado final foi 4x1 para a equipe mineira, no jogo realizado em 23 de Novembro. O time acabou na 38º posição.

Em 6 de março de 1983, o Uberaba foi goleado pelo Guarany de Sobral e precisando vencer por três gols de diferença para avançar na Taça de Prata. Apesar das dificuldades, o Uberaba venceu o Santa Cruz por 5x0 e classificou-se.

O Uberaba Sport revelou muitos jogadores juniores em 1986 sob a supervisão do treinador Zezinho e que tiveram grande destaque em Minas Gerais e São Paulo, como o ponta direta Sílvio de Uberaba que foi jogar e marcar muitos gols defendendo o Palmeiras e depois no Japão e virou Dentista, o goleador atacante com apelido de "Pancho" vindo de Miguelópolis-SP e tendo o nome real de Nagib Miguel que nos Juniores foi sempre o destaque na artilharia marcando muitos gols, estilo ofensivo parecido com o de Palhinha (ex-Cruzeiro e ex-Corinthians) e foi atuar profissionalmente em Batatais, Santa Fé do Sul, Igarapavense e Ituveravense, teve ainda Zé Rock que jogava muito bem no meio-de-campo, líder pela garra e que depois foi atuar no Grupo pop de Rock- Nós, Cássio lateral-direito muito vigoroso,aguerrido, determinado, Batatinha,se jogasse hoje poderia ser chamado de Robinho de Minas dado a sua técnica invejável, Júnior,que parecia um Cléber zagueiro só que de técnica muita mais apurada que depois foi atuar em equipes interioranas, Chocolate grande goleiro que era conhecido entre os amigos como o aranha-voadora.

Nos anos seguintes o Uberaba só não teve muito sucesso porque não manteve esta base que foi uma das melhores do Estado em 1986, que foi desvalorizada e os garotos transferiram para outras equipes com melhores condições, outros pararam por falta de condições financeiras, nesta época Uberaba era administrada por Luciano Rangel, estes juniores fizeram parte de uma das melhores histórias do Uberaba Sport Club com muitas conquistas de torneios expressivos em Uberaba,em Uberlândia, Belo Horizonte e no Estado, sendo a campeã de Juniores em 1986 em Belo Horizonte contra o Cruzeiro numa virada memorável por 3 a 1, preliminar do jogão entre Cruzeiro e Atlético-MG, gols de Zé Rock, Sílvio e Pancho.Parabéns ao técnico da época Zezinho que formou uma tremenda equipe que merecia disputar os campeonatos dos anos seguintes com esta base maravilhosa que foi uma geração de ouro nos juniores.

O Uberaba derrotou o Uberlândia, seu principal rival, dentro do Estádio Sábia com 4 a 1 com gols de Júnior, 2 de Pancho e 1 de Sílvio, venceu o América por 3 a 0 gols de Zé Rock, Cássio e Batatinha, detonou o Atlético-MG por 4 a 2 com 02 gols do Pancho, 01 do Batatinha e 01 de Odair e assim Uberaba foi mostrando a equipe, pena que no seu comando não tinha os ex-jogadores para orientarem e darem prosseguimento como os craques Toinzinho, Paulo Luciano, Zanata e muitos outros que não tinham espaço para orientarem, seria melhor investir nos garotos do que contratarem como fizeram buscando Beto Fuscão, Edu Bala (ex-Palmeiras).Tinha bons jogadores nos profissionais como Zé Humberto (hoje treinador) jogava muito,Pepe e Odair, depois ainda teve a saída de Joãozinho Maradona para o Batatais.

Nos anos seguintes, o Uberaba acabou tendo pouco sucesso, permanecendo como um mero figurante na 1ª Divisão Mineira. O clube conquistou em 2003 o Título de Campeão da 2ª Divisão Regional.

Em 2008, o Uberaba Sport Club voltou a disputar a elite do campeonato mineiro pela primeira vez após o rebaixamento de 2004. Terminou o torneio na nona colocação, numa campanha surpreendente até para os próprios torcedores.

Partidas de destaque

Algumas partidas do Uberaba ficaram marcadas na história. No Maracanã, pelas Oitavas-de-Final do Campeonato Nacional, quando o Uberava vencia o Flamengo por 2x0, mas permitiu a virada. Também outra partida merece destaque, acontecida no Uberabão, contra o Santos, na qual o time de Uberaba venceu por 4x1.

Assim como essas, dezenas de outras importantes atuações desta equipe de futebol profissional contribuíram para elevar o nome de Uberaba no cenário nacional. Atualmente, o Uberaba SC é o 73º colocado no Ranking de Clubes Brasileiros (CBF) e 5º do estado de Minas Gerais neste ranking, com o total de 159 pontos.

Recentemente o club participou da Copa do Brasil conseguindo vencer o Londrina por 1x0 em casa , e no jogo de volta por 2x0 em Londrina , após isso jogo contra o Fluminense no Uberabão mais perdeu pelo placar de 2x0 , sendo eliminado na competição em 2010 .

Títulos

Campeonato Mineiro de Futebol do Módulo II: 2003
Torneio de Acesso ao Campeonato Brasileiro: 1986
Campeonato Mineiro do Interior: 6 vezes 1966, 1967, 1973, 1980, 1981 e 1982
Taça Minas Gerais: 2 vezes 1980 e 2009
Campeonato Regional do Triângulo: 2 vezes 1954 e 1955
Copa do Triângulo: 1957
Torneio Santos Dumont: 1974

Ranking da CBF


Posição: 76º
Pontuação: 159 pontos