quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vera Cruz Futebol Clube


Nome: Vera Cruz Futebol Clube
Alcunhas: Tricolor do Povo
Mascote: Galo
Fundação: 3 de Fevereiro de 1960
Estádio: Carneirão
Capacidade: 8.000 pessoas
Presidente: Fernando José Nogueira
Treinador: Maurício Simões

O Vera Cruz Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Vitória de Santo Antão, no estado do Pernambuco.


O clube sempre disputou as ligas amadoras. Em 2006, venceu o Campeonato Pernambucano da Segunda Divisão2007, e no ano seguinte estreou no Campeonato Pernambucano da 1ª divisão.

História


O Vera Cruz foi fundado em 3 de fevereiro de 1960, Teve como fundadores os saudosos: Artur Cirino de Carvalho, Simeão Francisco de Lima, José Rodrigues da Silva. José Paulino de Medeiros, Manoel Maximiano da Silva, Milton Correia Teixeira e Antônio Luiz de Carvalho.

No mesmo ano em que foi fundado, o Vera Cruz participou da criação da Liga Vitoriense de Desportos, sempre esteve presente aos campeonatos locais, jogos amistosos, torneios, mesmo com a extinção da Liga.

Em 1983, o Vera Cruz foi convidado pela Liga Vitoriense de Desportos para participar do Campeonato da Liga. Em 2001, quando voltou a participar do Campeonato da Liga foi novamente campeão.

Em 30 de setembro de 2002, o Vera Cruz, ao sagrar-se campeão da Copa Intermunicipal de Clubes Campeões, profissionalizou-se para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol.

Estrutura

O Vera Cruz possui o seu complexo esportivo (Centro de Treinamento) numa área carente da cidade, no bairro do Maués, em Vitória de Santo Antão, com o objetivo, também, de realizar um trabalho social de atendimento as crianças da comunidade.

O complexo Antônio Luiz de Carvalho, possui dois campos para treinamentos de atletas das categorias de base, além de piscina e sala de musculação.

Histórico em competições oficiais

Campeonato Pernambucano: 2007.
Campeonato Brasileiro da Série C: 2007.
Copa Pernambuco: 2007.

Títulos

Estaduais


Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão: 2006 e 2009.
Campeonato Pernambucano da 3ª Divisão: 2002.

Outras Conquistas

Taça Valmecir Margon: 2007.

Curiosidades

O zagueiro Riso foi o autor do gol nº 25 mil do Campeonato Pernambucano, marcado no jogo contra o Central dia 24 de janeiro de 2007. Pelo o gol recebeu a Taça Valmecir Margon.

Ranking da CBF

Posição: 335º
Pontuação: 1 ponto