quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ypiranga Clube



Nome: Ypiranga Clube
Alcunhas: Clube da Torre, Negro-Anil
Torcedor: Ypiranguista
Mascote: Coruja
Fundação: 15 de maio de 1963
Estádio: Zerão
Capacidade: 5.000 pessoas
Presidente: José Evaldo Edinho Duarte Pinheiro
Treinador: Luciano Assunção

O Ypiranga Clube é um clube de futebol do Estado do Amapá. Levantou a taça do Campeonato Amapaense por oito vezes.

História

Em 15 de maio de 1963, jovens integrantes da extinta Juventude Oratoriana do Trem (JOT), movimento que pertencia à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, criou o Ypiranga. Como cores oficiais, o clube utiliza azul e preta.

A figura da "Torre" da Igreja de Nossa Senhora da Conceição no Bairro do Trem, é o principal símbolo do Clube, razão porque é chamado pelos desportistas de o "Clube da Torre" e de "Negro Anil".

O Ypiranga manda os seus jogos no Estádio Mílton Corrêa, também conhecido como "Zerão", tem capacidade para cinco mil pessoas. Sua torcida é a maior do Estado do Amapá. O Ypiranga, juntamente com o São José, fazem o maior clássico do campeonato estadual, sempre lotando os estádios amapaenses.

Decadência

Atolado em dívidas, o clube não conseguiu montar uma equipe a altura dos adversários para disputar o "Amapaensão 2006", sendo rebaixado.

Porém, o Ypiranga Clube espera quitar as suas dívidas com a inclusão da equipe na Timemania, sendo o próprio Ypiranga, o único clube amapaense à participar desse projeto.

Títulos

Estaduais


Campeonato Amapaense: 8 vezes 1976, 1992, 1994, 1997, 1999, 2002, 2003 e 2004
Campeonato Amapaense - 2ª Divisão: 2 vezes 1964 e 1987


Categorias de Base

Campeonato Amapaense Sub-20: 2004.

Ypiranga x São José: O Clássico

O maior clássico do futebol amapaense se refere a Ypiranga x São José. O Ypiranga Clube possui a maior torcida do Estado, e o São José da segunda maior.

Apesar da rivalidade, as duas equipes só disputaram o título uma vez, em 1997, quando o Ypiranga sagrou-se campeão, ao vencer por 2 a 0.

Uma curiosidade sobre Ypiranga x São José, é que, na década de 70, houve uma partida realizada para descobrir quem tinha a maior torcida do Estado. Na oportunidade, o São José levou a melhor. Mas o afastamento das competições por parte do tricolor fez com que o Ypiranga ficasse como o time de maior torcida do Amapá.

Torcidas

O Ypiranga surge como uma força do futebol Amapaense, e é considerado o clube de maior torcida do estado, o clube conta com as seguintes organizações:



  • Rebeldes


  • Guerreiros da Torre


  • Turbinados da Torre

Simbolos

Escudo - O escudo do Ypiranga é composto de duas cores: o azul ou anil e o preto, com as letras Y e C que representam o nome Ypiranga Clube, nele ainda observa se a torre da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Mascote - O mascote do Ypiranga Clube é a coruja, e foi escolhido por esse animal ter o habito de dormir em torres de igrejas.

Ranking da CBF

Posição: 156º
Pontuação: 29 pontos