sábado, 1 de maio de 2010

Associação Desportiva Cabofriense


Nome: Associação Desportiva Cabofriense
Mascote: Marlim Azul
Fundação: 1 de janeiro de 1997
Estádio: Correão
Capacidade: 4.200 pessoas
Presidente: Valdemir da Silva Mendes
Treinador: Rubens Filho

Associação Desportiva Cabofriense é uma agremiação esportiva da cidade de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 1° de janeiro de 1997.

História

Foi criada a partir do espólio da antiga Associação Atlética Cabofriense, que fechou as portas devido a inúmeras dívidas. Seu primeiro presidente foi Valdemir Mendes e seu presidente de honra, Alair Corrêa, dá nome ao estádio no qual o clube manda os seus jogos.

Logo em seu primeiro ano de existência, a Cabofriense foi convidada pela FFERJ para participar do Campeonato Carioca da 3ª Divisão, competição na qual o clube vice-campeão. Em 1998, a Cabofriense conquistou o Campeonato Carioca da 2ª Divisão, ao vencer o Campo Grande no dia 5 de julho, pelo placar de 2 a 0 (gols de Sharle e Charles Guerreiro).

No ano de 1999, por questões trabalhistas, os sócios mudaram o nome do clube para Cabo Frio Futebol Clube. Esta seria a denominação até 2000, quando os problemas com os sócios foram resolvidos e o clube retorna ao nome de Associação Desportiva Cabofriense.

Em 2001, a Cabofriense foi rebaixada do Campeonato Carioca da 1ª Divisão. O clube retornou à elite do futebol carioca em 2002, sendo novamente campeão da Segunda Divisão estadual. O título desta vez foi obtido em um quadrangular envolvendo as equipes do Macaé Sports, Arraial do Cabo e Rio Branco.

Em 2005, sob o comando do técnico Paulo César Gusmão, a Cabofriense conseguiu chegar pela primeira vez à semi-finais da Taça Guanabara, sendo eliminada pelo Volta Redonda, que seria o campeão. Em 2006, foi novamente semi-finalista da Taça Guanabara, sendo eliminado pelo América nas decisão por pênaltis. Também chegou à inédita semi-final da Taça Rio, perdendo a vaga na final para o Madureira, também em cobranças de penalidades.

Em 2007, foi vice-campeã da Copa Rio, perdendo as finais para o Volta Redonda. Em 2009, a Cabofriense foi rebaixada novamente no Campeonato Carioca da 1ª Divisão juntamente com o Mesquita Futebol Clube.

Títulos

Estaduais

Campeonato Carioca - 2ª divisão: 2 vezes 1998 e 2002
Vice-Campeonato Carioca 3ª Divisão: 1997.
Vice-Campeã da Taça Rio - 2º turno do Estadual - 2007

Outras Conquistas

Torneio Seletivo para o Campeonato Carioca: 2001.
Torneio Otávio Pinto Guimarães (Sub-20): 2004.
Copa Amizade Infantil (Sub-15): 2003.

Torcidas Organizadas



  • Falange Cabofriense


  • Força Verde


  • Tubarões


  • Mancha Tricolor

Ranking da CBF

Posição: 183º
Pontuação: 18 pontos