quarta-feira, 5 de maio de 2010

Club Atlético Bella Vista


Nome: Club Atlético Bella Vista
Alcunhas: Papales, Auriblancos

Mascote: Burro
Fundação: 4 de outubro de 1920
Estádio: Parque José Nasazzi
Capacidade: 15.000 pessoas
Presidente: Rubén Domínguez
Treinador: Carlos Manta Raya

O Club Atlético Bella Vista é um clube de futebol uruguaio fundado em 4 de outubro de 1920. Sua fica em Montevidéu e manda seus jogos no Estádio Parque José Nasazzi, com capacidade para 15.000 pessoas. Seu mascote é um burro.

História

Em 1981, o clube disputou a Taça Libertadores da América, compondo um grupo que tinha o uruguaio Peñarol e os venezuelanos Estudiantes e Portuguesa. Foi eliminado na primeira fase.

Em 1985, disputou novamente a Libertadores. O Bella Vista estava no mesmo grupo de Peñarol e os chilenos Colo-Colo e Magallanes. Novamente, foi eliminado na primeira fase da competição.

No ano de 1990, o clube sagrou-se Campeão Uruguaio, e obteve o direito de disputar a Libertadores do ano seguinte.

Na Libertadores de 1991, caiu no dificílimo grupo composto por Nacional, Flamengo e Corinthians. Terminou como lanterna do grupo.

Em 1993, disputou novamente a Libertadores, disputando a classificação à segunda fase com o Nacional do Uruguai e El Nacional e Barcelona, ambos equatorianos. Após uma pobre campanha, foi novamente eliminado na primeira fase.

Após uma ausência de competições internacionais por seis anos, retorna à Libertadores em 1999. E realiza uma campanha histórica: num grupo que continha Nacional, Estudiantes de Mérida e Monterrey, do México, o Auriblanco ficou em terceiro lugar, classificando-se assim para a segunda fase. Eliminou também os chilenos do Universidad Católica e passou às quartas-de-final. Mas não resistiu à força dos futuros vice-campeões, os colombianos do Deportivo Cali. Eliminado nas quartas-de-final, sua melhor campanha em Libertadores.

Sua última participação na principal competição das Américas foi em 2000. Caiu no grupo composto ainda por Bolívar, da Bolívia, Atlético-MG e Cobreloa, do Chile. Foi eliminado na primeira fase do torneio.

Títulos

Campeonato Uruguaio: 1990.
Campeonato Uruguaio da 2ª Divisão: 5 vezes 1949, 1968, 1976, 1997 e 2005
Divisão Intermediária: 2 vezes 1922 e 1959
Divisão Extra: 1921.
Liguilla Pré-Libertadores: 1998.

Uniforme

A camisa do Bella Vista representa a bandeira do Vaticano, metade amarela, metade branca. Daí vem o apelido Papales (papais, ou seja, os que seguem o papa). Devido ao fanatismo dado a Peñarol e Nacional pelas primeiras autoridades do clube, sugeriram que o uniforme tivesse as cores predominantes desses gigantes uruguaios.