quinta-feira, 6 de maio de 2010

Club Guaraní


Nome: Club Guaraní
Alcunhas: El Cacique (O Cacique), El Aborígen (Aborígenes), Aurinegros (Os Aurinegros)
Fundação: 1903
Estádio: Rogelio Livieres
Capacidade: 10.000 pessoas
Presidente: Juan Pablo Acosta
Treinador: Alberto Sialle

O Club Guaraní é um clube de futebol paraguaio fundado em 12 de outubro de 1903, na cidade de Assunção. Manda seus jogos no Estádio Rogelio Livieres, com capacidade para dez mil pessoas. Já ganhou dez campeonatos paraguaios.

É o segundo clube mais velho do futebol paraguaio. Fundado com o nome "Fútbol Club Guaraní", seu primeiro presidente foi Juan Patri. O nome do clube deriva da tribo Guaraní, uma grande parte da cultura e história paraguaia.

Cores

As cores do clube, preto e amarelo, foram propostas pelos irmãos Melina (também estavam entre os fundadores do clube) em referência as cores do Peñarol do Uruguai, onde os irmãos Melina jogaram por alguns anos.

História

O Guaraní é um dos mais tradicionais times do futebol Paraguaio e durante sua história eles venceram 10 campeonatos paraguaios e foram vice-campeões em dez oportunidades. O melhor momento do clube foi na década de 60, onde conquistaram três títulos, sendo considerada como a "Década de Ouro" pelos torcedores.

Torcida

A "Raza Aurinegra" foi fundada em 18 de janeiro de 1999 e surgiu graças a um grupo de amigos que se reuniu em um local do clube e formou um pequeno grupo para apoiar o clube.

Clássicos paraguaios

Contra o Club Olimpia, o Guaraní disputa o "clássico añejo" (o clássico mais antigo) por serem os dois clubes mais antigos do Paraguai. Ao lado do rival, são os únicos clubes paraguaios que nunca atuaram na segunda divisão.

Títulos

Campeonato Paraguaio: 10 vezes - 1906, 1907, 1921, 1923, 1949, 1964, 1967, 1969, 1984 e 1996 (Apertura).