sábado, 1 de maio de 2010

Sport Club Penedense


Nome: Sport Club Penedense
Alcunhas: Alvirrubro Ribeirinho, Time do Velho Chico
Mascote: Jacaré
Fundação: 3 de Janeiro de 1909
Estádio: Estádio Alfredo Leahy
Capacidade: 6.000
Presidente: Sandro Feitosa
Treinador: Erandir Montenegro

O Sport Club Penedense é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Penedo, em Alagoas. É o mais antigo clube do futebol alagoano e um dos mais antigos do Brasil.

História

O Penedense foi fundado no dia 3 de janeiro de 1909. Durante muitos anos disputou os campeonatos promovidos pela Liga Penedense de Futebol como um dos mais famosos clubes do interior de Alagoas.

Na época do amadorismo, o alvirrubro do Baixo São Francisco possuía em seu plantel os grandes craques do futebol alagoano. Somente em 1962 é que veio participar do campeonato da Primeira Divisão alagoana, promovido pela FAD. Sua melhor campanha foi o vice-campeonato que aconteceu em 1966, quando decidiu o título com o CSA.

No dia 7 de março de 1971 foi realizado o Torneio Inicio, uma competição curta de jogos com 20 minutos de duração, dentro de um mesmo dia. O torneio foi organizado pela Federação Alagoana de Futebol e foi disputado no Estádio Rei Pelé. Participaram da competição, além do Penedense, São Domingos, ASA, CSA, CSE, Ferroviário, CRB e Guarany. Comandado por Marcos Lobo, o Penedense decidiu o título com o CSE e, após empatar sem gols e vencer por 3x0 nos pênaltis, foi o grande campeão.

Durante muitos anos, o Penedense ficou de fora dos campeonatos da divisão especial. Crises internas não permitiram que o clube continuasse com seu departamento de futebol. No ano de 2000, o clube se preparou para voltar à elite do futebol alagoano, através do campeonato da Segunda Divisão. Foi o campeão com méritos e ganhou o direito de ficar entre os grandes. Em 2001, realizou um excelente trabalho e ficou na 3ª colocação. Porém, o clube não repetiu a boa campanha no ano seguinte e acabou sendo rebaixado.

Em 2004, o Penedense retorna à divisão principal do futebol alagoano, ao vencer a Dimensão Saúde na decisão do Campeonato Alagoano da Segunda Divisão.

Títulos

Vice-Campeonato Alagoano: 2 vezes 1966 e 1969
Campeonato Alagoano - 2ª Divisão: 2 vezes 2000 e 2004
Torneio Início: 5 vezes 1964, 1967, 1969, 1971 e 1978